Política

Governo Lula é avaliado como ruim ou péssimo por 42,6%, diz Paraná Pesquisas

Terceiro mandato do presidente Lula não tem avaliações positivas superando as negativas desde agosto de 2023

13/01/2025 17h48
Governo Lula é avaliado como ruim ou péssimo por 42,6%, diz Paraná Pesquisas
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O número de brasileiros que avalia o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo segue superando os que classificam como ótimo ou bom, segundo levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (13).

Conforme a pesquisa, 11,1% dizem que o governo é ótimo. Para 22,7% dos brasileiros a administração federal é boa — totalizando 33,8% de avaliação positiva.

Já a avaliação negativa, de 42,6%, é formada por 8,4% que classificam o governo Lula como ruim e 34,2% como péssimo.

Outros 22,5% avaliam o governo como regular. Não sabem ou não opinaram, 1,1%.

O levantamento foi realizado por meio de entrevistas presenciais, com 2.018 brasileiros aptos a votar (com mais de 16 anos), em todo o território nacional. O grau de confiança da pesquisa é de 95%. E a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comparação

Na pesquisa de novembro de 2024, a última do instituto, os brasileiros que avaliavam o governo Lula como ruim ou péssimo somavam 42,3% da população.

Já os que avaliavam a atual gestão do governo federal como positiva eram 32,6%.

O governo Lula não tem avaliações positivas superando as negativas, nos levantamentos do Paraná Pesquisas, desde agosto de 2023.

Naquele mês, no oitavo do terceiro governo do presidente Lula, as avaliações positivas somavam 40% (15,9% de ótimo e 24,1% de bom). Já as negativas, 30,7% (23,7% de péssimo e 7% de ruim).

*Com informações CNN

Comentários

Leia também

Política
No Dia dos Povos Indígenas, Lula diz que conhecimento ancestral é a última fronteira contra destruição

No Dia dos Povos Indígenas, Lula diz que conhecimento ancestral é a última fronteira contra destruição

"Os povos indígenas nos lembram que o verdadeiro futuro é o que resistiu", afirmou o...
Política
Bolsonaro teve alteração na pressão arterial e permanece na UTI, diz boletim médico

Bolsonaro teve alteração na pressão arterial e permanece na UTI, diz boletim médico

Ex-presidente está há sete dias internado em hospital em Brasília após fazer uma cirurgia...
Política
Governo implanta o ‘Cria: Prevenção e Cidadania’ de combate às drogas nas escolas

Governo implanta o ‘Cria: Prevenção e Cidadania’ de combate às drogas nas escolas

A iniciativa é do Ministério da Justiça e Segurança Pública e inicialmente vai focar...