Política

Governo Lula é avaliado como ruim ou péssimo por 42,6%, diz Paraná Pesquisas

Terceiro mandato do presidente Lula não tem avaliações positivas superando as negativas desde agosto de 2023

13/01/2025 17h48
Governo Lula é avaliado como ruim ou péssimo por 42,6%, diz Paraná Pesquisas
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O número de brasileiros que avalia o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo segue superando os que classificam como ótimo ou bom, segundo levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (13).

Conforme a pesquisa, 11,1% dizem que o governo é ótimo. Para 22,7% dos brasileiros a administração federal é boa — totalizando 33,8% de avaliação positiva.

Já a avaliação negativa, de 42,6%, é formada por 8,4% que classificam o governo Lula como ruim e 34,2% como péssimo.

Outros 22,5% avaliam o governo como regular. Não sabem ou não opinaram, 1,1%.

O levantamento foi realizado por meio de entrevistas presenciais, com 2.018 brasileiros aptos a votar (com mais de 16 anos), em todo o território nacional. O grau de confiança da pesquisa é de 95%. E a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comparação

Na pesquisa de novembro de 2024, a última do instituto, os brasileiros que avaliavam o governo Lula como ruim ou péssimo somavam 42,3% da população.

Já os que avaliavam a atual gestão do governo federal como positiva eram 32,6%.

O governo Lula não tem avaliações positivas superando as negativas, nos levantamentos do Paraná Pesquisas, desde agosto de 2023.

Naquele mês, no oitavo do terceiro governo do presidente Lula, as avaliações positivas somavam 40% (15,9% de ótimo e 24,1% de bom). Já as negativas, 30,7% (23,7% de péssimo e 7% de ruim).

*Com informações CNN

Comentários

Leia também

Política
Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha tomam posse em novos ministérios nesta segunda-feira (10)

Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha tomam posse em novos ministérios nesta segunda-feira (10)

Cerimônia de posse está prevista para às 15h, no Palácio do Planalto, em Brasília,...
Política
Liderança sindical, Deyvid Bacelar pode disputar vaga na Câmara Federal

Liderança sindical, Deyvid Bacelar pode disputar vaga na Câmara Federal

A possível candidatura de Bacelar conta com o apoio de sindicatos e lideranças políticas...
Política
STF torna réus deputados do PL por suspeita de propina em emendas

STF torna réus deputados do PL por suspeita de propina em emendas

De acordo com a PGR, entre janeiro e agosto de 2020, os acusados solicitaram vantagem indevida...