Política

Governo Lula aposta em campanha publicitária para conter queda na popularidade

Pesquisa apontou que a aprovação do governo está em 24%, o menor índice dos três mandatos do presidente

21/03/2025 18h41
Governo Lula aposta em campanha publicitária para conter queda na popularidade
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo federal lança, nesta semana, um conjunto de campanhas publicitárias com o objetivo de frear a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As estratégias de comunicação incluem três frentes principais: a divulgação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000, a exaltação do nacionalismo brasileiro e a promoção de programas sociais como Farmácia Popular e Pé-de-Meia.

A estratégia foi apresentada em janeiro pelo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Sidônio Palmeira, durante a primeira reunião ministerial do ano. O plano prevê a reversão do quadro dentro de três meses, prazo que se encerra em abril.

Pesquisa Datafolha de fevereiro apontou que a aprovação do governo está em 24%, o menor índice dos três mandatos de Lula, enquanto a rejeição atingiu 41%, também um recorde.

Impacto no orçamento

A veiculação dessas campanhas entre abril e maio também tem impacto no orçamento de comunicação do governo. Isso porque os gastos com publicidade nesses meses influenciam a média anual que definirá o limite de investimentos em 2026, ano eleitoral.

Em reunião com assessores no dia 14, Sidônio Palmeira apresentou um novo slogan, cobrou alinhamento na comunicação e reforçou que o foco do governo é consolidar a gestão em 2025, antes de pensar na próxima eleição.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
No Dia dos Povos Indígenas, Lula diz que conhecimento ancestral é a última fronteira contra destruição

No Dia dos Povos Indígenas, Lula diz que conhecimento ancestral é a última fronteira contra destruição

"Os povos indígenas nos lembram que o verdadeiro futuro é o que resistiu", afirmou o...
Política
Bolsonaro teve alteração na pressão arterial e permanece na UTI, diz boletim médico

Bolsonaro teve alteração na pressão arterial e permanece na UTI, diz boletim médico

Ex-presidente está há sete dias internado em hospital em Brasília após fazer uma cirurgia...
Política
Governo implanta o ‘Cria: Prevenção e Cidadania’ de combate às drogas nas escolas

Governo implanta o ‘Cria: Prevenção e Cidadania’ de combate às drogas nas escolas

A iniciativa é do Ministério da Justiça e Segurança Pública e inicialmente vai focar...