Governo lança Novo PAC para conter encostas e prevenir desastres com prioridade no RS
Governo lança Novo PAC para conter encostas e prevenir desastres com prioridade no RS
O presidente Lula anunciou nesta quarta-feira (8) investimentos no Novo PAC Seleções, que busca atender projetos apresentados por prefeitos e governadores. Parte dos investimentos serão voltados a obras de prevenção de desastres, como contenção de encostas e drenagem, para evitar tragédias como o que acontece no Rio Grande do Sul.
No total, o investimento pode chegar até a R$ 1,7 bilhão para a realização de obras de contenção de encostas em 91 municípios com problemas recorrentes de deslizamentos. Todas as propostas enviadas pelo estado foram contemplados pelo governo federal.
Segundo o presidente, ele irá visitar todas as cidades atingidas no estado. “Eu quero visitar todos os municípios que foram atingidos para ver o que aconteceu de fato, porque nós estamos compromissados a fazer com que o Rio Grande do Sul receba da parte do governo federal tudo aquilo que o RS tem direito porque o estado já deu muito para o Brasil. Eu acho que o Brasil tem que dar um pouco para o Rio Grande do Sul”, afirmou Lula.
Além disso, outros R$ 5,3 bilhões serão investidos em urbanização de favelas, com parte dessas intervenções voltadas à melhoria habitacional e à drenagem — que reduzem riscos em desastres naturais. O valor também deve ser usado para recuperação ambiental, regularização fundiária e equipamentos públicos de saúde, educação, esporte e lazer.
No Rio Grande do Sul, é previsto três obras de contenção de encosta, duas em Porto Alegre e uma em Santa Maria, além de duas urbanizações de favelas, em Porto Alegre e São Leopoldo.
*Com informações Metro 1