Governo investe mais de R$ 1 milhão e emprega 1.600 policiais e bombeiros no Réveillon
O esquema de segurança inclui também instalação de câmeras com os Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares, para realizar o monitoramento das áreas interna e externa da festa
O Governo do Estado investiu R$ 1,2 milhão em ações e na atuação das forças de segurança no Festival da Virada 2025, que começa nesta sexta-feira (27). O evento será realizado na Arena Canto da Cidade, na Boca do Rio, em Salvador, até o dia 31 de dezembro, e contará, mais uma vez, com um esquema especial de segurança, garantindo a presença das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Departamento de Polícia Técnica.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) assegurou a instalação de câmeras com Sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares para monitorar as áreas interna e externa da festa. Além disso, uma Plataforma de Observação Elevada será posicionada em um ponto estratégico.
Nos Portais de Abordagem, a SSP utilizará tecnologia de contagem de público para otimizar o emprego das equipes policiais e de bombeiros.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP será ativado com profissionais de 19 instituições estaduais e municipais, auxiliando na tomada de decisões e no gerenciamento de ocorrências.
Representantes das Polícias Civil, Militar e Técnica, do Corpo de Bombeiros, das Superintendências de Telecomunicações (Stelecom), Inteligência (SI), Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP) e Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), além do SAMU, Semop, Semob, Sedur, Transalvador, Saltur, Guarda Municipal, Coelba, CCR Metrô e Embasa, trabalharão de forma integrada.
A Polícia Militar reforçará o policiamento na área externa da festa com patrulhas de duas e quatro rodas, monitoramento por equipes de ciclistas e Cavalaria. As guarnições também estarão distribuídas nos Portais de Abordagem e em Postos na área do evento.
A Polícia Civil contará com uma Delegacia Especial na área e reforço na 9ª Delegacia Territorial (DT) da Boca do Rio, além de ampliar as ações de inteligência.
O Corpo de Bombeiros empregará 64 profissionais na parte interna da Arena. As equipes atuarão circulando por toda a área da festa, orientando os cidadãos de forma preventiva e também intervindo em possíveis ocorrências.
De forma preventiva, a tropa inspecionará estruturas provisórias e materiais de ambulantes para identificar e corrigir condições inseguras. Uma viatura Auto Tanque Bomba (ATB) de combate a incêndio estará posicionada estrategicamente para ser acionada, se necessário.
Um Posto do Departamento de Polícia Técnica foi montado na parte interna do evento. Outra equipe estará de prontidão na sede da instituição.