Governo faz reunião de emergência para investigar intoxicação por metanol na Bahia
Reunião ocorre após morte de homem em Feira de Santana com sintiomas suspeitos de envenemaneto por metanol
Após a confirmação do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, nesta sexta-feira (3), em Feira de Santana, a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, convocou uma reunião emergencial. Entre os presentes estavam o secretário Rodrigo Matos (SMS Feira) e equipes da vigilância do Estado e do município.
O encontro vai avaliar medidas que deverão ser tomadas para investigar o caso e determinar medidas para evitar novos casos de intoxicação. A suspeita em Feira de Santana trata da morte de um homem de 56 anos, ocorrido ainda na madrugada desta sexta. A vítima fatal deu entrada na UPA de Queimadinha, em Feira, após apresentar sintomas.
Conforme revelou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), a Sesab já havia emitido orientações à municípios de todo o Estado, da rede pública e privada, sobre possíveis situações clínicas possam se assemelhar a casos de intoxicação por metanol. O órgão de saúde orientou que, em caso de suspeita, ele deve ser notificado imediatamente.
O resultado dos exames, que investigam o caso suspeito em Feira de Santana, devem ficar prontos em até sete dias. A Sesab aponta que não é possível confirmar ou descartar que o caso registrado é, de fato, envenenamento pelo produto tóxico.
“O Governo da Bahia e a Prefeitura de Feira de Santana seguem vigilantes, garantindo transparência das informações e preparados para adotar todas as providências cabíveis para proteger a saúde da população”, disse o órgão em nota.