Governo entrega 156 novas ambulâncias do Samu para 114 municípios; 35 para a Bahia
Veículos serão distribuídos em 15 estados; meta é expandir o serviço para todo o país até 2026
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregaram, nesta quinta-feira (27), 156 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os veículos serão destinados a 114 municípios de 15 estados.
Desses municípios, 94 receberão ambulâncias pela primeira vez. Segundo o Ministério da Saúde, desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já foram entregues 2,2 mil viaturas.
Durante a cerimônia, o ministro Alexandre Padilha destacou que a meta do governo é garantir a cobertura do Samu em todos os municípios brasileiros até o final de 2026. “Estamos fortalecendo um serviço que reduz o tempo de atendimento e salva vidas”, afirmou.
Geraldo Alckmin enfatizou a relevância do serviço de emergência para a população. “Os primeiros 60 minutos são cruciais. Um atendimento rápido e uma equipe bem treinada salvam vidas, reduzem sequelas e fazem toda a diferença”, reforçou.
A cerimônia, realizada na Esplanada dos Ministérios, contou com a presença de parlamentares, prefeitos e vereadores das cidades beneficiadas.
O deputado estadual pelo Piauí, Dr. Marcus Vinicius Kalume (PT), ressaltou a importância da iniciativa para os municípios. “Esse reforço será essencial para a atenção aos pacientes, garantindo que o atendimento chegue a quem mais precisa”, destacou.
Distribuição das ambulâncias por estado:
- Amazonas: 4
- Bahia: 35
- Goiás: 5
- Maranhão: 11
- Mato Grosso do Sul: 7
- Minas Gerais: 19
- Pará: 1
- Paraíba: 14
- Paraná: 14
- Pernambuco: 2
- Piauí: 21
- Rio de Janeiro: 1
- Rio Grande do Norte: 4
- Rio Grande do Sul: 4
- São Paulo: 14