Bahia

Governo do Estado mobiliza equipes e reforça ações de apoio após chuvas intensas na Bahia; cidades já registraram situação de emergência

O governador Jerônimo Rodrigues destacou que tem mantido diálogo direto com prefeitos e prefeitas desde o início das ocorrências

22/11/2025 10h26
Governo do Estado mobiliza equipes e reforça ações de apoio após chuvas intensas na Bahia; cidades já registraram situação de emergência
Foto ilustrativa: Rafael Martins/GOVBA

Os municípios de Araci, Mutuípe e Sítio do Mato decretaram Situação de Emergência após os impactos das chuvas que atingem diversas regiões da Bahia, e o Governo do Estado intensificou o monitoramento e as ações de apoio às prefeituras. Equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e da Secretaria da Saúde (Sesab) estão mobilizadas desde a noite de quinta-feira (20).

O governador Jerônimo Rodrigues destacou que tem mantido diálogo direto com prefeitos e prefeitas desde o início das ocorrências. “Estamos monitorando todo o estado da Bahia, de mãos dadas com os municípios, para garantir apoio imediato às famílias e às intervenções necessárias para a recuperação das estruturas atingidas”, afirmou o chefe do Executivo baiano.

Desde que foi emitido um alerta IDAP para 344 municípios devido à previsão de precipitações intensas, na quinta-feira (20), a Defesa Civil da Bahia mantém equipes em monitoramento permanente e acompanha, em tempo real, as coordenações municipais, consolidando informações sobre áreas afetadas, índices de chuva e eventuais danos.

Registros
Diversos municípios registraram alagamentos e enxurradas em decorrência do alto volume de chuva. Entre eles estão Mairi, Amargosa, Uibaí, Ruy Barbosa, Irecê, Gandu, Barra do Mendes, Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Nordestina e Cansanção.

Nos locais onde houve danos significativos, equipes municipais e estaduais atuam na avaliação dos impactos e na assistência às famílias atingidas. Em Araci, foram contabilizadas 895 pessoas desalojadas, além de alagamentos e danos estruturais. O município receberá ajuda humanitária estadual neste sábado (22). Em Wagner, foram registrados 240 milímetros de chuva em apenas seis horas, resultando no desalojamento de 10 famílias e na ocorrência de alagamentos em áreas urbanas. Em Macaúbas, sete moradores precisaram deixar suas residências após uma forte precipitação.

Outros municípios também relataram ocorrências relevantes. Em Rodelas, o acumulado de 69 milímetros causou danos em estradas rurais, com trechos acessíveis apenas por veículos 4×4. Em Sítio do Mato, a Praça da Feira ficou alagada e moradores foram desalojados. Já em Cícero Dantas, foi identificado risco de desabamento de uma residência, enquanto Mutuípe registrou agravamento de pontos de alagamento devido ao alto volume de chuvas. Bombeiros e Defesa Civil também deslocaram equipes para dar o suporte necessário ao município de Lauro de Freitas, atingido por fortes chuvas.

O grande volume de água passou por cima da pista na BA-575, entre Santana e Porto Novo, nesta sexta-feira (21), em consequência das fortes chuvas na região. O tráfego de veículos está interrompido. A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) aguarda a redução do nível de água para realizar a inspeção da rodovia e programar os reparos necessários.

Equipes de órgãos estaduais seguem em contato com as gestões locais para consolidação de informações e verificação de possíveis danos também nas cidades de Caetité, Coronel João Sá, Serrinha, Ubaíra, Canarana, Miguel Calmon, Monte Santo, Capim Grosso, Palma de Monte Alto, Taperoá, Campo Formoso, Central e Paulo Afonso.

Alerta pelo Whatsapp
O Governo do Estado iniciou, nesta sexta-feira (21), o envio de alertas sobre as chuvas pelo WhatsApp, ampliando a prevenção e a comunicação com moradores de áreas afetadas. O primeiro disparo alcançou cerca de 3 milhões de pessoas, com informações oficiais da Defesa Civil sobre riscos, orientações e contatos de emergência.

Para receber os avisos, basta manter cadastro atualizado no portal ba.gov.br ou no app SAC Digital (Android e iOS). Caso não seja inscrito, basta acessar este link: https://www.ba.gov.br/usuario/novo. O Governo do Estado dispara mensagens de alerta exclusivamente pelo número:(71) 4020-5353.

Comentários

Leia também

Bahia
Bahia reforça regulação e prepara mutirão após aumento de demandas na rede de saúde

Bahia reforça regulação e prepara mutirão após aumento de demandas na rede de saúde

Segundo a secretária, a Central tem recebido mais de 1.200 solicitações por dia e, em...
Bahia
DNIT avança na recuperação da BR-116 entre Araci e Tucano; saiba detalhes

DNIT avança na recuperação da BR-116 entre Araci e Tucano; saiba detalhes

As equipes do DNIT já realizaram a desobstrução do bueiro e avançam na recomposição...
Bahia
Bahia registra mais de 90 mil raios em 48 horas durante fortes chuvas

Bahia registra mais de 90 mil raios em 48 horas durante fortes chuvas

Ventos intensos provocaram queda de árvores e danos à rede elétrica