Governo do Estado inaugura nova sede da DEAM e entrega viaturas em Feira de Santana
A nova unidade conta com divisões adequadas e espaços como brinquedoteca, salas para assistentes sociais e psicólogos
O governador Jerônimo Rodrigues cumpriu uma importante agenda em Feira de Santana, nesta sexta-feira (25), com a inauguração da nova sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) no Complexo Policial Investigador Bandeira, localizado no bairro Jomafa. Durante a solenidade, também foram entregues viaturas para a Polícia Militar, como parte do esforço para aprimorar a segurança pública na região.
A delegada titular da DEAM, Clécia Vasconcelos, destacou a importância da nova estrutura para a cidade.
“A mulher de Feira merece esse lugar, os policiais e delegados de Feira merecem trabalhar em um ambiente como este. O nosso objetivo é oferecer o melhor serviço e acolhimento em um local bem estruturado e mais leve”, afirmou.
A nova unidade, com divisões adequadas e espaços como brinquedoteca, salas para assistentes sociais e psicólogos, foi descrita por Clécia como um “presente” do Governo do Estado para a população feirense. “É uma necessidade de décadas, que finalmente está sendo suprida”, completou a delegada.
A unidade, localizada no Complexo Policial Investigador Bandeira, no conjunto Jomafa, teve o investimento de R$ 3,5 milhões e conta com salas para atendimento, delegadas titular e plantonista, reconhecimento, carceragem, vestiários masculino e feminino, cartório, auditório, além de espaços de acolhimento para as vítimas – com brinquedoteca para crianças que acompanham as mulheres – e salas de Psicologia e Assistente Social.
“Nos últimos dois anos aumentamos a rede de proteção com a criação do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis e transformamos a Operação Ronda Maria da Penha em Batalhão. Seguiremos com investimentos constantes nas Forças Policiais e de Bombeiros”, destacou o secretário Marcelo Werner.
Já o comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), Tenente Coronel Muller, abordou a importância das novas viaturas entregues.
“Esses veículos não estão substituindo, estão acrescentando à nossa frota. Eles ajudarão a fortalecer a presença policial em áreas sensíveis, como o peto da 65 e o peto da 67, além de atuar em São Gonçalo dos Campos”, afirmou.
As motocicletas, entregues para a Operação Cooper, serão utilizadas para patrulhamento em áreas de grande movimentação, como a Noide Cerqueira.
“Estive por lá às 4 horas da manhã e fiquei impressionado com a quantidade de pessoas circulando. A nossa atenção será redobrada”, completou o Tenente Coronel.
Neusa Cadore, Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, também fez questão de ressaltar a importância do evento para o enfrentamento da violência doméstica.
“Feira de Santana, com sua grande população, ganha uma delegacia 24 horas, essencial no combate à violência contra a mulher, que ainda é um grande desafio no Brasil. A nossa Secretaria está trabalhando para implementar políticas de prevenção e suporte à autonomia das mulheres, como o programa ‘Hoje Me Respeite nas Escolas’, que será lançado em breve”, disse. Ela também destacou a parceria do Governo do Estado para o fortalecimento das políticas de proteção à mulher na cidade.
O Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Magalhães, fez um reconhecimento das entregas realizadas em Feira de Santana.
“Não estamos apenas entregando a DEAM, mas também viaturas, uma sede para a Rondesp e para o CPR-L, entre outras obras. O governador tem uma sensibilidade especial por Feira de Santana, e isso se reflete nas suas ações em prol da segurança pública da cidade”, afirmou Magalhães. Ele ainda falou sobre a importância das viaturas entregues e da cobertura das áreas rurais, especialmente com o apoio da CIPE local. “A zona rural tem sido uma preocupação constante, e a CIPE de Feira de Santana está dando suporte para uma cobertura mais eficaz”, concluiu.
*Com informações dos repórteres Isabel Bomfim e Rafael Marques