Governo do Estado e representantes culturais discutem valorização cultural na Micareta de Feira 2024
O secretário Bruno Monteiro anunciou que na próxima terça-feira o governador Jerônimo Rodrigues estará presente em Feira de Santana para anunciar os investimentos totais do estado na Micareta
Na tarde desta terça-feira (2), no Centro de Cultura Amélio Amorim, representantes do governo estadual e líderes de grupos culturais de Feira de Santana se reuniram para debater formas de promover a valorização dos grupos afros e culturais na Micareta de Feira 2024. O encontro contou com a presença do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, e do deputado federal Zé Neto, entre outros participantes.
O secretário Bruno Monteiro destacou a importância de incluir a diversidade cultural na maior festa da cidade, enfatizando os esforços do estado em mediar essas discussões.
“A discussão sobre a Micareta visa trazer à tona a diversidade cultural e fortalecer a maior festa da cidade. O Estado está empenhado em mediar esse processo, já tendo realizado o edital Ouro Negro, selecionando dezesseis entidades afro. Além disso, estamos finalizando a programação oficial do Estado, juntamente com toda a estrutura necessária para o evento. É crucial ouvir o setor cultural para garantir que a festa dialogue com a realidade da cidade. A Micareta não só celebra a cidade, mas também impulsiona sua economia, beneficiando setores como a rede hoteleira, restaurantes e bares. Portanto, é fundamental que o setor produtivo da cidade participe desse movimento, assegurando que a festa seja um sucesso e esteja alinhada com as expectativas e necessidades da comunidade.”
Além disso, o secretário anunciou que na próxima terça-feira o governador Jerônimo Rodrigues estará presente em Feira de Santana para anunciar os investimentos totais do estado na Micareta, que vão além do apoio cultural, englobando também estrutura de segurança, saúde e apoio turístico.
Apesar da ausência de representantes da prefeitura na reunião, o secretário se mostrou aberto ao diálogo com a gestão municipal.
“Estamos à disposição da prefeitura para contribuir no que for necessário. A micareta é de interesse de todos e estamos dispostos a somar esforços para garantir o sucesso do evento”, declarou.
O deputado federal Zé Neto ressaltou a importância de ouvir todas as partes envolvidas e promover uma festa inclusiva. “É preciso ouvir mais e construir uma festa que atenda a diversidade cultural da cidade, incluindo também os distritos”, afirmou Zé Neto.
Durante o encontro, foram discutidas propostas para melhorar a organização da Micareta, como a retomada do trio bate-volta e o envolvimento dos distritos na festa. Zé Neto também enfatizou a necessidade de um investimento planejado e contínuo, visando não só o aspecto cultural, mas também o retorno econômico para a região.
“Assim como no Carnaval de Salvador, a Micareta de Feira tem o potencial de gerar um retorno econômico significativo. Para isso, é fundamental um investimento bem planejado e uma construção coletiva que envolva todos os setores da sociedade”, concluiu o deputado.
O vereador Petrônio Lima, que também esteve presente no encontro, expressou sua preocupação com o cenário cultural da cidade. Ele ressaltou a importância de um maior investimento na cultura de Feira de Santana, não apenas durante a Micareta, mas ao longo de todo o ano.
“Como representante da cultura em Feira de Santana, me eleito no meio da cultura desde 2000, 24 anos fazendo, tentando produzir Feira de Santana, que é muito difícil. Diversos artistas nos acompanham, dou força àqueles que realmente às vezes têm uma certa dificuldade e assim, a gente vê a cultura de Feira de Santana desfavorecida no aspecto de investimento tanto do município, do Estado, federal também. Então a gente precisa de uma maior fomentação na cultura de Feira de Santana. A gente não veio aqui por partidarismo, porque se fosse por questão de sigla partidária não estaria aqui, até porque o pessoal faz a oposição a eles. Vi com bons olhos a parte do Secretário de Cultura do Estado vim até aqui, mas também a gente sabe que os artistas, a cultura de Feira de Santana não é só na Micareta, onde é um evento que traz uma grande visibilidade para quem quer expor sua marca, para quem quer se divulgar, para quem quer aparecer, mas precisamos de uma fomentação durante todo o ano.”
A próxima semana promete ser marcada pelo anúncio oficial dos investimentos do estado na Micareta de Feira.
*Com informações de Nau Valença e do repórter Rafael Marques