Bahia

Governo da Bahia recorre ao uso de drones no combate à dengue

O combate à dengue na Bahia ganhou mais uma aliada: a tecnologia. O Governo do Estado deu início ao uso de drones como nova estratégia para identificar, em áreas de difícil acesso, focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya. Nesta primeira semana da operação promovida pelo Governo do Estado, […]

28/02/2024 06h27
Governo da Bahia recorre ao uso de drones no combate à dengue
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O combate à dengue na Bahia ganhou mais uma aliada: a tecnologia. O Governo do Estado deu início ao uso de drones como nova estratégia para identificar, em áreas de difícil acesso, focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, zika e chikungunya.

Nesta primeira semana da operação promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), do Corpo de Bombeiros e dos municípios, um drone sobrevoou bairros das cidades de Piripá e Jacaraci, no sudoeste baiano. As imagens capturadas pelos equipamentos são analisadas pelos agentes de endemias que conseguem identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz.

Nos próximos dias, Ibiassucê, Mortugaba e Barra do Choça também receberão a operação com drone, reforçando as medidas de controle e prevenção da doença. Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, o momento é de unir esforços para combater o aumento do número de casos nos municípios baianos.

“O Governo do Estado não tem poupado investimento para o combate à dengue. Agora, contamos com mais esse reforço dos drones, que são equipamentos que conseguem mostrar uma visão panorâmica e ajudam os agentes de endemias a mapearem possíveis focos em locais de difícil acesso. Estamos realizando uma verdadeira força-tarefa para proteger a saúde pública através da ação conjunta entre diferentes entes públicos e a comunidade para enfrentar situações de alerta”, afirmou.

Força-tarefa

O combate ao Aedes aegypti tem sido intensificado em diversas regiões do Estado, principalmente no sudoeste baiano. O Governo da Bahia montou uma operação de combate ao mosquito e assistência à saúde em diversas regiões, com a distribuição de larvicidas, equipamentos e carros fumacês para reforçar os trabalhos dos municípios.

Dentre as ações realizadas, estão a aquisição de novos carros fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de combate às endemias, intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência, além da utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades. “Mas reforçamos o chamado: a população precisa estar consciente do seu papel nessa luta. Mais de 80% dos focos do Aedes aegypti estão em residências. Então, é hora de unir forças para combater essa doença”, completa a secretária.

64 municípios em epidemia

O número de casos prováveis de dengue na Bahia atingiu 16.771 em 2024, até o dia 24 de fevereiro. Este dado representa um incremento de quase 100% em relação a 2023, quando, no mesmo período, foram notificados 8.408 casos prováveis. A elevação foi puxada principalmente por municípios como Vitória da Conquista e Feira de Santana, ambos em situação epidêmica. No total 64 municípios estão em situação de epidemia para dengue. Até o momento, há quatro óbitos confirmado pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito, sendo um em Ibiassucê, dois em Jacaraci e um em Piripá.

Comentários

Leia também

Bahia
Filme do Governo do Estado sobre inclusão recebe prêmio internacional de publicidade

Filme do Governo do Estado sobre inclusão recebe prêmio internacional de publicidade

Também fez parte da campanha digital a trend “é óbvio”, mostrando que o jovem com...
Bahia
Ipecaetá: Prefeitura entrega mais uma escola totalmente requalificada

Ipecaetá: Prefeitura entrega mais uma escola totalmente requalificada

A Escola Iêda Barradas Carneiro é mais uma das mais de 22 escolas do município que já...
Bahia
Prefeito Dudy anuncia programação especial para celebração do aniversário de Ipirá

Prefeito Dudy anuncia programação especial para celebração do aniversário de Ipirá

O evento contará com apresentações musicais de renome, como Limão com Mel, Tayrone...