Bahia

Governo da Bahia lança programação do Bicentenário da Independência

Programação já inicia nesta quarta-feira (14) com destaque para o protagonismo popular na Independência da Bahia

14/06/2023 11h38
Governo da Bahia lança programação do Bicentenário da Independência
Foto: Joá Souza/GOVBA

Reforçando o lema “Bahia, terra da liberdade”, os festejos do Bicentenário da Independência começam já nesta quarta-feira (14) e vão seguir até o próximo ano. Segundo anunciou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), nesta terça-feira (13), o estado fará diversos eventos para reforçar o protagonismo popular na construção do processo de Independência.

“Será um marco histórico e uma missão muito grande. Queremos que professores e pesquisadores contem a nossa história. Todo tempo a gente tem ouvido alguns pronunciamentos que machucam muito o povo do Nordeste e da Bahia. Ou a gente muda o percurso ou o percurso será o mesmo. Então, essa programação não é e não pode ser só do governo do estado, é de todos nós. É recontar nossa história para resgatar os nossos direitos”, afirmou o petista baiano.

Como parte da comemoração da Independência, uma roda de conversa sobre resistência e liberdade acontece nesta quarta em Santo Amaro da Purificação. Este evento acontecerá em mais 15 cidades do estado, fechando o ciclo em 2 de julho na cidade de Governador Mangabeira. 

“Vamos resgatar a autoestima e a força da nossa gente. A Bahia é um estado que não se curva ao ódio, à violência, ao facismo e à tirania. Foi assim há 200 anos e é assim agora. Isso que queremos ressaltar ao longo dos festejos”, declarou o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.

Mais da programação

– Em setembro será realizado o segundo Seminário Internacional de Independência das Américas, em universidades de toda a Bahia
– Serão apoiados pela Secretaria da Cultura manifestações populares sobre a temática. Em especial, no dia 30 de junho, será feito o Cortejo no Pelourinho, com abertura da exposição “Brasil do Futuro”, no Museu do Ferrão
– As feiras literárias que ocorrerem ao longo do ano terão o tema da Independência e rodas de conversas sobre o assunto
– Uma sessão solene será realizada no Congresso Nacional sobre a Independência- Um evento acontecerá também no primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, a Argentina
– Uma moeda especial à Independência da Bahia passará circular

Presença de Lula

No evento, ainda foi transmitido uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) feita pelo petista durante a Bahiafarma, evento de agropecuária realizado em Luís Eduardo Magalhães. Segundo Bruno Monteiro, é de interesse do presidente estar presente no desfile do 2 de Julho. 

*Metro 1

Comentários

Leia também

Bahia
Idoso de 82 anos morre ao cair em cisterna de 15 metros em zona rural de Guanambi

Idoso de 82 anos morre ao cair em cisterna de 15 metros em zona rural de Guanambi

De acordo com relatos de testemunhas, o idoso teria caído enquanto tentava retirar água...
Bahia
Roubo de cargas tem redução de 41,7% nas rodovias baianas em 2024

Roubo de cargas tem redução de 41,7% nas rodovias baianas em 2024

Durante os 12 meses do ano passado, foram registradas 172 ocorrências do crime
Bahia
Jerônimo promove 194 pms para primeiro-tenente: ‘Valorizar quem trabalha’

Jerônimo promove 194 pms para primeiro-tenente: ‘Valorizar quem trabalha’

Promoção foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (15)