Bahia

Governo da Bahia instala comitê de crise para atender vítimas das chuvas

Defesa Civil da Bahia registra mais de 65 mil pessoas impactadas pelos estragos causados pelo temporal.

06/12/2022 08h05
Governo da Bahia instala comitê de crise para atender vítimas das chuvas
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

O Governo da Bahia instalou nesta segunda-feira (5), o Comitê de Crise Operação Chuva, no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em Salvador. O objetivo é atender os municípios atingidos pelas fortes chuva.

Segundo a Defesa Civil da Bahia, 52 cidades foram atingidas pelo temporal e mais de 65 mil pessoas afetadas pelos prejuízos causados. A delegação começou a atuar às 7h desta segunda, e não tem previsão de término.

Fazem parte do comitê as secretarias de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação (Seinfra), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), da Administração (Saeb), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), de Segurança Pública (SSP), da Saúde (Sesab) e a Casa Civil.

Participam também a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento do Estado (Cerb) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Nesta segunda também se reuniram o secretário da Casa Civil, Carlos Mello, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Adson Marchesine, e o superintendente de Defesa Civil da Bahia, coronel Miguel Filho.

Segundo Miguel Filho, o Comitê estará sempre reunido para atender as solicitações da população, como cestas básicas, colchões e ajuda humanitária. Sobre a reunião, o coronel informou que a logística necessária já foi definida, montando uma estrutura para atender mais rápida e facilmente a população.

A Seinfra, que faz parte do comitê, já desbloqueou 17 dos 19 pontos de interrupção do tráfego ocorridos em rodovias estaduais devido às chuvas. De acordo com o superintendente de Infraestrutura e Transporte da Bahia, Saulo Pontes, os dois pontos que faltam, localizados no extremo-sul, na BA-126, na altura dos distritos de Itabrasil, Bisogue e Boqueirão, devem ser desinterditados ainda nesta segunda, e a BA-690, que liga Vereda à BA-284, no distrito de Pirajá, próximo a Itamaraju.

As principais doenças registradas nos municípios são leptospirose, hepatite A, doenças diarreicas, entre outras.

Foram liberados kits de medicamentos que cobrem 500 pessoas por um período de três meses, e três municípios estão em processo de solicitação, sendo eles: Itambé, Dário Meira e Ipiaú.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia realizou a montagem de postos avançados ao redor do estado. Ao todo, são cinco postos de comando, em Ilhéus, Barreiras, Jequié, Itabuna e em Teixeira de Freitas.

Comentários

Leia também

Bahia
Enterrados na Bahia os corpos de duas vítimas do acidente com 41 mortos na BR-116, em Minas Gerais

Enterrados na Bahia os corpos de duas vítimas do acidente com 41 mortos na BR-116, em Minas Gerais

Sepultamentos ocorreram em Barra do Choça, no sudoeste do estado
Bahia
Guarda Municipal resgata mais de 30 jiboias em quintal de casa na Bahia

Guarda Municipal resgata mais de 30 jiboias em quintal de casa na Bahia

Animais foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ...
Bahia
Idoso é resgatado após ficar 30 dias desaparecido em cidade do interior da Bahia

Idoso é resgatado após ficar 30 dias desaparecido em cidade do interior da Bahia

Homem foi localizado na terça-feira (24) através de ação conjunta com SAMU e Bombeiros...