Política

Governo avalia manter alta do IOF em 2025 e promete alternativa para 2026

Fala ocorre em meio à forte pressão do Congresso Nacional contra o decreto editado na semana passada pelo governo federal

30/05/2025 06h55
Governo avalia manter alta do IOF em 2025 e promete alternativa para 2026
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou nesta quinta-feira (29) que o Palácio do Planalto estuda manter o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em 2025, enquanto trabalha em uma alternativa para o ano de 2026. A declaração foi dada em entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews.

“Essa é uma alternativa que está à mesa, exatamente pelas limitações constitucionais e de lei. Então, está debatido. Essa é uma das medidas que com certeza a equipe econômica irá debater com a Fazenda e irá debater com o presidente da República, que junto com o ministro da Fazenda tem a última palavra na decisão”, explicou Randolfe.

A fala ocorre em meio à forte pressão do Congresso Nacional contra o decreto editado na semana passada pelo governo federal, que elevou as alíquotas do IOF sobre operações de crédito e movimentações financeiras. De acordo com o Ministério da Fazenda, a medida busca garantir equilíbrio fiscal e gerar cerca de R$ 20 bilhões em arrecadação no próximo ano.

A reação negativa à decisão uniu parlamentares da oposição e da base governista. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que há um clima favorável à derrubada do decreto nas duas Casas Legislativas.

“Existe um esgotamento no Congresso Nacional com medidas que aumentem impostos e visem à arrecadação sem uma discussão estrutural”, declarou Motta, em entrevista ao blog do jornalista Valdo Cruz.

Diante da pressão, o governo se comprometeu, em reunião com os presidentes da Câmara e do Senado, a apresentar uma proposta alternativa ao aumento do IOF no prazo de até dez dias.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Radiovaldo Costa destaca semestre produtivo na ALBA e reforça compromisso com a Bahia

Radiovaldo Costa destaca semestre produtivo na ALBA e reforça compromisso com a Bahia

Ele destaca avanços na ALBA, empregos e educação técnica
Política
Disputa sobre IOF vai ao STF com embate entre Congresso e Lula

Disputa sobre IOF vai ao STF com embate entre Congresso e Lula

Parlamentares dizem que decreto viola princípio da legalidade tributária
Política
Bahia tem 10 dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Bahia tem 10 dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Lista dos 'cabeças do Congresso' foi divugalda nesta sexta-feira (11), pelo DIAP