Governo autoriza construção de mais de 200 moradias do Minha Casa Minha Vida em Feira de Santana
As novas unidades habitacionais fazem parte dos residenciais Pedra do Descanso I e II.
O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, estiveram em Feira de Santana nesta segunda-feira (21) para autorizar a construção de 208 unidades habitacionais por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. A cerimônia, realizada no estacionamento do Centro de Convenções, marcou mais um passo conjunto entre os governos estadual e federal na ampliação do acesso à moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade.
Durante o evento, Jerônimo destacou a importância da retomada de obras paradas e o impacto social do programa.
“Foram seis anos sem nenhum edital aberto, sem nenhuma casa construída. Na Bahia, tínhamos quase sete mil unidades paralisadas. Agora estamos entregando. Já entregamos em Santo Amaro, em Salvador, e agora é a vez de Feira de Santana. Essa luta nunca para, seja na pavimentação de ruas, no transporte coletivo, nas escolas ou hospitais”, afirmou o governador.
Ele aproveitou para agradecer o apoio do Governo Federal: “É bom ter um presidente que reconhece a importância da moradia e que tem compromisso com o povo. Estamos acelerando as entregas, porque sabemos o quanto isso muda a vida das pessoas”.
Representando o presidente Lula, o ministro Rui Costa ressaltou os avanços do programa Minha Casa, Minha Vida, que já soma mais de 1,6 milhão de contratos assinados em dois anos e meio. Segundo ele, mais de 1 milhão dessas moradias estão em construção em todo o país.
“O que estamos fazendo hoje em Feira significa mais obras, mais empregos e mais dinheiro circulando aqui. Serão mais de 200 milhões de reais injetados na economia da cidade. É material de construção comprado aqui, é gente contratada aqui. Isso movimenta tudo”, afirmou o ministro.
Para o ministro, os investimentos refletem o momento positivo da economia brasileira. “Hoje temos o menor índice de desemprego da história do Brasil. É com orgulho que vemos faixas nas ruas oferecendo vagas e pedindo currículos. Isso é sinal de aquecimento econômico e de melhoria de salário”, celebrou.
Um diferencial do programa em Feira foi explicado por Vilobaldo Lima Gonçalves, diretor geral da Habitar do Sertão:
“A gente executa o Minha Casa Minha Vida num formato diferente, que chamamos de Minha Casa Minha Vida entidade. As famílias são selecionadas após a aprovação da Habitar do Sertão. Fazemos a seleção da família e executamos dessa forma, onde as famílias passam a se conhecer, porque teremos reuniões mensais em assembleia para que as famílias dialoguem entre si, escolham até a casa onde vão morar e quem serão seus vizinhos. Essa caminhada a gente constrói toda junto, diferente do formato convencional, em que as famílias apenas assinam o contrato e recebem a chave.”
Vilobaldo destaca a importância desse modelo de seleção e organização: “Eu destaco dizendo que essa é a melhor forma, porque a família passa a tomar mais cuidado daquela casa, cria um vínculo maior do que simplesmente receber a chave. Ela conhece o dia a dia, escolhe até a pintura da casa dela, escolhe a família. Assim, ela cria um amor pela casa que vai além da moradia, tornando-se a realização de um sonho.”
As novas unidades habitacionais fazem parte dos residenciais Pedra do Descanso I e II.
*Com informações do repórter Robson Nascimento