Brasil

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

Ingresso dos novos servidores ocorrerá ao longo de 2025 e 2026

30/01/2025 07h41
Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quarta-feira (29) a realização de um novo concurso da Polícia Federal que vai preencher 2 mil novas vagas, ampliando o número de integrantes da corporação de 13 mil para 15 mil policiais. Segundo ele, isso repõe o efetivo histórico da PF. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que autorizou a seleção pública.    

“Mais 2 mil policiais federais que serão distribuídos por todo o Brasil, muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental”, afirmou Lewandowski, detalhando que o presidente autorizou a chamada de mil profissionais em 2025 e mil em 2026. Ele estava acompanhado pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Segundo ela, a portaria interministerial com a autorização para o concurso, incluindo o número exato de vagas e cargos, será publicada em até duas semanas.

As vagas serão distribuídas entre todos os cinco cargos da PF: delegado, escrivão, papilocopista, agente e perito.

“O presidente deu uma grande prioridade para esse concurso. E a gente está anunciando logo agora, antes de outros [concurso] que vamos anunciar ao longo do ano, para que eles ingressem o mais rápido possível. Tem todo um processo longo e a entrada efetiva deve ocorrer no final desse ano ou só no ano que vem”, informou a ministra.

Ainda segundo Esther Dweck, os cálculos do governo estão em linha com a economia de R$ 1 bilhão em concursos públicos anunciada pela pasta da ministra no final do ano passado, e que consta na Lei Orçamentária Anual, e não será afetada por essa nova seleção.  

*Com informações Agência Brasil

Comentários

Leia também

Brasil
Dez pessoas estão em estado grave após incêndio em fábrica de tecidos no Rio de Janeiro

Dez pessoas estão em estado grave após incêndio em fábrica de tecidos no Rio de Janeiro

O MPT-RJ abriu investigação preliminar sobre as condições de trabalho dos funcionários...
Brasil
Avião da Gol colide com carro de manutenção no Aeroporto Galeão

Avião da Gol colide com carro de manutenção no Aeroporto Galeão

Acidente ocorreu durante decolagem, mas ninguém ficou ferido e a operação do aeroporto...