Governador cobra responsabilidade e melhorias em nova concessão das BRs-324 e 116: “Não podemos repetir os erros do passado”
O governador também pediu providências urgentes ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
Durante visita a Feira de Santana nesta quarta-feira (07), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, comentou sobre a audiência pública realizada na terça-feira (06), que discutiu o novo modelo de concessão das BRs 324 e 116. O evento promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), batizado de “Rota 2 de Julho”, propõe um investimento de R$ 24 bilhões ao longo de 30 anos, contemplando 663 quilômetros de rodovias entre Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
Jerônimo destacou a necessidade de vigilância e cuidado com o novo modelo de concessão.
“O nosso papel é vigiar os procedimentos. Já estamos todos escaldados com a experiência da ViaBahia. Foi uma concessão que prometeu e não entregou. Isso não pode se repetir”, afirmou.
O governador relembrou que o histórico de concessões federais na Bahia tem sido marcado por frustrações.
“Tivemos concessões como a da ViaBahia, a da ferrovia e até da distribuidora de energia que não lograram êxito e mesmo pagando pedágio, o serviço não chegou à população com a devida qualidade”, ressaltou Jerônimo.
Ele também comentou sobre as condições atuais da BR-324. “Quem passou por lá nos últimos dias de chuva sabe como está”, lamentou.
Jerônimo adiantou que está em diálogo constante com o Governo Federal. “Já tive reuniões com o ministro Renan Filho, com Rui Costa, e levei o tema diretamente à mesa do presidente Lula. Estarei novamente em Brasília nesta sexta-feira (09) para reforçar esse pleito. É fundamental que a nova modelagem atenda às necessidades reais da população baiana”, afirmou.
O governador também pediu providências urgentes ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Solicitei que, assim que o DNIT assumir a gestão no dia 15 de maio, já comece a operação com ações emergenciais. Ainda estamos em época de chuva, e temos o período de São João e São Pedro chegando. Precisamos garantir a trafegabilidade para as pessoas”, disse Jerônimo.
*Com informações do repórter Rafael Marques