Governador aponta redução de quase 15% da violência em Feira e destaca ações permanentes
Jerônimo destaca integração entre Estado e União para reduzir violência na Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), comemorou a redução dos índices de mortes violentas no estado, especialmente nos meses de novembro, dezembro e agora no fechamento de janeiro, e afirmou que os resultados são reflexo de investimentos contínuos em segurança pública e da integração entre políticas estaduais e federais.
“Nós comemoramos os indicadores dos últimos doze, treze anos, com novembro e dezembro apresentando os melhores resultados na redução das mortes violentas”, afirmou o governador.
Segundo Jerônimo, além de celebrar os números positivos, o governo segue reforçando as ações estruturais, destacando que a prioridade de uma política pública pode ser medida pelo orçamento destinado ao setor.
“A forma de medir se uma política pública é prioridade para um governo é olhar o orçamento”, destacou.
O governador detalhou os investimentos realizados pelo Estado na área de segurança, incluindo aquisição de viaturas, realização de concursos públicos, capacitação profissional e melhoria na remuneração das forças policiais.
“Nós investimos em viaturas, concursos, capacitação, no soldo dos profissionais da segurança pública, além de infraestrutura como delegacias, pelotões e inteligência”, afirmou.
De acordo com ele, as forças de segurança mantêm operações quase diárias em todo o estado. Em Feira de Santana, os resultados já aparecem de forma expressiva.
“Estamos encerrando o mês de janeiro com uma redução batendo quase em 15% aqui em Feira de Santana”, revelou após encontro com o comando regional da Polícia Militar.
Jerônimo destacou a importância da parceria com o governo federal e manifestou expectativa de continuidade das ações conjuntas no Ministério da Justiça.
“Essa parceria é fundamental para garantir o êxito de um Estado e de um país. Espero que o ministro Wellington dê continuidade ao trabalho que o ministro Lewandowski vinha fazendo, ampliando essa participação”, pontuou.
Às vésperas do Carnaval, o governador ressaltou o planejamento integrado para garantir segurança e assistência à saúde durante a festa, que em 2026 acontece de forma descentralizada em todo o estado.
“O Carnaval não será só em Salvador. Estamos dando visibilidade ao Carnaval da Bahia”, afirmou.
Segundo Jerônimo, mais de 20 municípios realizarão programações carnavalescas, todas com estrutura de segurança pública e saúde.
“Todos os municípios terão policiamento, estrutura de pronto-socorro, emergência, segurança e saúde. Muitos também estão recebendo recursos para a programação cultural”, concluiu.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim






