Feira de Santana

Golpistas tentam usar Sedur para obter informações de empresas

As primeiras denúncias sobre o problema foram apresentadas na secretaria no final do ano passado

16/01/2025 12h01
Golpistas tentam usar Sedur para obter informações de empresas

Golpistas estão se passando pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para apontar, por meio de um documento falso, possíveis irregularidades no Alvará de Funcionamento de empresas. O contato é feito por e-mail, assinado por “José Carlos”, que se identifica como gestor de um setor na Sedur.

O secretário José Braga Neto afirmou que a Sedur não realiza esse tipo de contato e orienta que quem receber esse tipo de mensagem não deve respondê-la.

“Acredito que eles buscam informações sobre os dados das empresas contatadas, que poderão ser criminosamente usadas no futuro”, alertou. Ele também confirmou que José Carlos não é servidor do município.

Segundo Raquel Reis, chefe do Setor de Alvará e Funcionamento, as primeiras denúncias sobre o problema foram apresentadas na secretaria no final do ano passado. Neste mês, a demanda diária é de aproximadamente quatro pessoas que procuram a Sedur em busca de informações, sendo orientadas a não responder aos questionamentos.

Os golpistas conseguem o contato telefônico de representantes legais das empresas e apresentam uma lista “com os problemas existentes”, informando o prazo para regularização e alertando que o não atendimento poderá resultar em sanções, incluindo o fechamento temporário do estabelecimento. Além disso, afirmam que a fiscalização foi baseada em denúncia anônima. Nada disso é verdadeiro.

O procedimento correto é ignorar o e-mail. No entanto, caso persista a dúvida, o interessado pode buscar informações diretamente na secretaria.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Psicóloga destaca impactos da ausência paterna e caminhos para a reconstrução dos vínculos

Psicóloga destaca impactos da ausência paterna e caminhos para a reconstrução dos vínculos

Segundo a psicóloga, a criança é, inicialmente, uma extensão da mãe, e o pai tem o...
Feira de Santana
Governador Jerônimo Rodrigues rebate críticas sobre valor investido pelo Estado na Marcha Para Jesus
Feira de Santana
Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

O evento, que integra o calendário oficial de festas do município, reuniu milhares de...