Glaucoma: Especialista aponta como prevenir e tratar doença
A chave para o tratamento é fazer um diagnóstico precoce
O glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico, consequentemente arriscando a qualidade da visão. Em alguns casos, pode levar à cegueira irreversível. O oftalmologista Dr. Flávio Lopes, tirou dúvidas sobre o assunto.
“A chave do glaucoma é justamente fazer um diagnóstico mais precoce, pois se descobrir logo no início, o paciente dificilmente vai chegar a cegueira. O problema maior é que 50% dos pacientes que têm glaucoma, não sabem”, explica o doutor.
Por ser uma doença com características silenciosas, sempre que há oportunidade é recomendável que o médico examine a possibilidade do paciente ser portador da comorbidade, para que o tratamento comece o quanto antes. A doença atinge majoritariamente pessoas acima de 40 anos, porém existem casos de pessoas mais jovens que são acometidos pela doença.
Segundo o Dr. Flávio Lopes, muitas vezes a falta de diagnóstico é causada por negligência dos exames oftalmológicos: “A consulta oftalmológica não se trata apenas de fazer óculos. O paciente precisa fazer o óculos, testar a visão, medir a pressão dos olhos, olhar o fundo do olho, e se esse paciente estiver com a pressão alta ou qualquer outro indício de glaucoma, partimos para exames mais específicos”.
A patologia possui diferentes tipos, como o glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos, em decorrência do envelhecimento, e pode ser assintomático.
Também há o glaucoma congênito, que acomete os recém-nascidos, e o glaucoma secundário é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas etc. Esse já é considerado mais raro.
O tratamento inicial é feito a partir de colírios, e pode precisar de medicamentos a depender dos casos específicos. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamentos para glaucoma e catarata.
O oftalmologista Dr. Flávio Lopes pode ser contatado pelo seu Instagram: @drflavio_lopes.