Educação

Gestores da Educação Municipal definem ações de prevenção e segurança escolar

As estratégias foram discutidas por um comitê permanente

19/05/2023 09h53
Gestores da Educação Municipal definem ações de prevenção e segurança escolar
Foto: Milena Brandão

Com o objetivo de definir ações que intensifiquem ainda mais a segurança no ambiente escolar, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) se reuniu com autoridades da Segurança Pública (Polícias Militar e Civil), do Ministério Público (MP/BA) e da Secretaria de Prevenção a Violência (SEPREV). O público-alvo foram os gestores das unidades escolares.

Entre as estratégias estabelecidas criou-se o “Fluxo Infracional’’ que passa a orientar os procedimentos das direções das escolas na identificação de atos infracionais cometidos por um estudante, seja portando arma branca ou de fogo, simulacros, objetos perfurocortantes ou substâncias similares à droga. Os procedimentos variam de acordo com a faixa etária.

Nos casos que envolvam menores de 12 anos o Conselho Tutelar será acionado, e aqueles acima da idade estabelecida a orientação é acionar a Polícia Militar a fim de ser conduzido à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

“O fluxo infracional vai nos ajudar a atuar corretamente por meio de recomendações específicas, faixa etária e respeitando o que está na legislação. Vamos continuar promovendo ações preventivas com reuniões entre profissionais da SEDUC, da SEDESO [Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social] e do Conselho Tutelar”, explica Anaci Paim, secretária de Educação.

Ainda, segunda a gestora, o objetivo é promover cada vez mais a ‘Cultura da Paz’ no ambiente escolar. A SEDUC também reforçará as medidas de proteção nos ambientes escolares, a exemplo do controle e identificação no acesso, reforço nas grades e cercas elétricas, vistoria antes de os estudantes acessarem as salas, ampliação do número de câmeras de videomonitoramento e treinamento dos agentes de portaria.

Atualmente 1.648 câmeras estão espalhadas cobrindo os circuitos externos e internos nas 209 escolas da Educação Pública Municipal. O monitoramento atinge cerca de 60 mil pessoas que compõem a comunidade escolar.

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal de Feira de Santana tem intensificado as rondas nas escolas desde o início do ano letivo. As guarnições vão até as escolas periodicamente
para conversar e orientar diretores, professores e estudantes, além de atender as unidades quando há ocorrências.

A central da Guarda funciona 24h e as equipes podem ser acionadas pelo número 153.

*SECOM/PMFS

Comentários

Leia também

Educação
Investimento em educação pública cai no Brasil entre 2015 e 2021
Educação
Docentes das Universidades Estaduais da Bahia paralisam atividades em protesto por reajuste salarial

Docentes das Universidades Estaduais da Bahia paralisam atividades em protesto por reajuste salarial

Já está também previsto no calendário de mobilização do movimento docente a realização...
Educação
SEC divulga lista classificatória final de licenças-prêmio para fruição e convertidas em pecúnia

SEC divulga lista classificatória final de licenças-prêmio para fruição e convertidas em pecúnia

A medida contempla professores da carreira do magistério público estadual dos ensinos...