Polícia

Secretário e Comandante da PM avaliam dados do anuário da Segurança; Feira é apontada como 3ª mais violenta

O secretário municipal de Prevenção à Violência, Moacir Lima, afirmou que ainda não analisou os dados, porém afirmou que Feira passa por uma “situação adversa” com relação a violência.

29/06/2022 17h30
Secretário e Comandante da PM avaliam dados do anuário da Segurança; Feira é apontada como 3ª mais violenta
Foto: Marcelo Camargo/ Agencia Brasil

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontaram que Feira de Santana é a cidade mais violenta da Bahia e a terceira no Brasil no ranking do anuário 2022 considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes, com base nos dados de mortes violentas intencionais registradas entre 2019 e 2021.

O secretário municipal de Prevenção à Violência, Moacir Lima, afirmou ao De Olho na Cidade que ainda não analisou os dados, porém afirmou que Feira passa por uma “situação adversa” com relação a violência.

“Eu não analisei ainda esses dados, mas eu ainda não mensurei, não vi quais foram as nuances, os caminhos pra eles chegarem até esses dados que eles buscaram no portal de transferência, mas eu preciso me inteirar com CPRL, com a coordenadoria de polícia pra aí sim juntar os dados que nós temos e fazer uma análise da situação como um todo. Claro que nós não vamos desconhecer que Feira passa por uma situação adversa dessa questão, mas que vem tendo toda a resposta dos órgãos de segurança pública. Nós temos a Polícia Militar atuando, temos a policial civil atuante, nós temos a nossa guarda municipal, tentando levar a Feira de Santana na tranquilidade que ela merece”.

Foto: Reprodução/ASCOM

O secretário pontuou também as ações da prefeitura com o objetivo de ampliar a ação da Guarda Municipal.

“É dever também do município zelar pela segurança pública, fazer a segurança pública é dever do estado, mas o município através da lei federal 13.022 também é chamado a contribuir com a segurança pública. Nós estamos tentando uma padronização nova pra nossa guarda, já estamos fazendo uma movimentação pra aquisição de novas viaturas, novas motocicletas, avançar o serviço a nível de Feira, novos agentes de segurança para o município, treinando esse pessoal o tempo todo. Então a cidade precisa evoluir cada vez mais pra contribuir também com a segurança pública”.

 Já o Coronel do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), Adalberto Piton, ressaltou as ações no município em prol da segurança: “Eu não conheço a metodologia que eles aplicaram, mas é importante qualquer estudo que coloque a segurança pública em destaque, porque serve, inclusive, de farol para nossos planejamentos e melhorias. O que eu tenho a dizer é que a avaliação, ao meu ver, foi tratada mais de forma quantitativa do que qualitativa”, diz o coronel.

Foto: Rafael Marques

Segundo Piton, é preciso analisar outras características presentes no território feirense, como o maior entroncamento rodoviário da região Norte e Nordeste, e a redução na taxa de homicídios: “Temos uma redução de 21% de homicídios em Feira, e no CPRL como todo, que são 99 municípios, a redução foi de 33%. Isso é monitorado pelo programa ‘Pacto pela vida’”. 

Ainda em junho, a taxa de crimes caiu 16%, e no CPRL 1%. O comandante Adalberto Piton destaca que o trabalho da Polícia Militar e a integração dos órgãos de Segurança Pública têm sido produtivos no combate à criminalidade. Comparado com os anos anteriores, todo o estado baiano soma oito meses de redução na criminalidade.

Operações integradas com a Policia Cívil, Rodoviária, Federal, e Militar, e todos os mecanismo de segurança, além da Guarda Municipal, são algumas das ações realizadas para promover a segurança e ir contra o índice de violência.

*Com informações dos repórteres Danillo Freitas e Rafael Marques

Comentários

Leia também

Polícia
Primeiro semestre registra redução de 11% nos crimes violentos letais intencionais

Primeiro semestre registra redução de 11% nos crimes violentos letais intencionais

Dados publicados no Diário Oficial do Estado apontam uma redução de 328 casos comparado...
Polícia
Adolescente é apreendida por abusar de menina de 12 anos em Feira de Santana

Adolescente é apreendida por abusar de menina de 12 anos em Feira de Santana

Os adolescentes foram encaminhados para a Comunidade de Atendimento Socioeducativa (CASE)...
Polícia
Suspeitos de ataques a policiais em Salvador morrem após perseguição e troca de tiros em Feira de Santana

Suspeitos de ataques a policiais em Salvador morrem após perseguição e troca de tiros em Feira de Santana

As equipes da PM localizaram o veículo suspeito na BR-324 e foi feito o acompanhamento...