Genildo Melo toma posse como vice-presidente da AAPC e assume missão de fortalecer entidade
O evento reuniu representantes de entidades empresariais, instituições de saúde e apoiadores da causa.
Em cerimônia realizada na terça-feira (10), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Genildo Melo foi empossado como novo vice-presidente da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC), que tem como presidente Roque Mota. O evento reuniu representantes de entidades empresariais, instituições de saúde e apoiadores da causa.
Genildo destacou que conheceu a AAPC no ano passado, durante um evento na própria ACEFS, e se impressionou com a atuação da instituição. A partir de então, passou a se envolver como voluntário, mobilizando pessoas e apoiadores para a causa.
“Eu fiquei impressionado com o trabalho que é realizado lá, com o número de pessoas que essa entidade alcança. É um trabalho voluntário feito por pessoas abnegadas como o presidente Roque Mota, que já está há cerca de 15 anos nessa missão. Quando recebi o convite para assumir a vice-presidência, entendi que não era apenas um cargo: era uma missão”, afirmou Genildo.
O novo vice-presidente reforçou o compromisso com o fortalecimento da AAPC nos próximos quatro anos, buscando ampliar a captação de recursos e dar mais estrutura à entidade.
“A AAPC atende diariamente mais de 60 pessoas que vêm a Feira para tratamento e precisam de acolhimento. A entidade oferece café da manhã, almoço, jantar e pouso. Além disso, distribui mais de 200 copos de mingau diariamente no Hospital Unacon. Isso não é apenas assistência, é doação de amor e quando há amor, Deus ajuda”, completou emocionado.
Genildo também celebrou uma conquista importante para a entidade: o aluguel da casa onde funciona a AAPC está garantido até janeiro de 2026.
“A manutenção da entidade não é barata, mas com união conseguimos garantir esse custo por enquanto. E vamos continuar mobilizando empresários e a sociedade civil para que a AAPC siga firme em sua missão”, disse.
Presente ao evento, Landulfo Alves, gerente do Sicredi em Feira de Santana, reforçou a conexão entre a cooperativa de crédito e a AAPC.
“Apesar de pouco tempo em Feira, o Sicredi já tem uma aproximação muito grande com a AAPC desde o ano passado. Essa causa conecta com nossos valores. Por meio do fundo social da cooperativa, parte dos nossos resultados é destinada a instituições sociais, e a AAPC certamente será uma das contempladas em 2025”, garantiu.
Landulfo lembrou ainda que está aberto até o dia 20 de junho um edital para entidades interessadas em apresentar projetos sociais a serem apoiados pelo Sicredi.
Luiz Mercês, vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), também esteve presente e fez um apelo à sociedade feirense.
“A AAPC realiza um trabalho belíssimo. É muito melhor estender a mão para dar do que esperar para receber. Temos o dever cívico e moral de ajudar quem precisa. Todos os cidadãos devem contribuir com essa causa tão justa”, declarou.
Representando a direção do Hospital Clériston Andrade e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Cristiana França ressaltou a importância do trabalho da AAPC no suporte aos pacientes oncológicos.
“Vim prestigiar a posse, representando o Clériston Andrade e a Secretaria de Saúde. Ainda não conheço a sede da AAPC, mas vou visitar. É fundamental apoiar essa causa. A entidade luta por uma sede própria e, além disso, já há uma promessa do governador Jerônimo Rodrigues para a construção de um hospital oncológico em Feira de Santana. Hoje, só temos um hospital com essa especialidade na Bahia, e Feira já merece há muito tempo uma estrutura como essa”, afirmou Cristiana.
*Com informações do repórter Rafael Marques