Política

Genial/Quaest: Lula lidera 2º turno com 49%; Bolsonaro tem 41%

Instituto entrevistou 2 mil pessoas pessoalmente entre os dias 10 e 12 de outubro

13/10/2022 16h57
Genial/Quaest: Lula lidera 2º turno com 49%; Bolsonaro tem 41%
Fotos: Fernando Frazão e Marcelo Camargo

Uma pesquisa contratada pela Genial Investimentos e divulgada pelo instituto Quaest nesta quinta-feira (13) para o segundo turno das eleições presidenciais mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 49% das intenções de voto no cenário estimulado, quando os eleitores recebem uma lista com os nomes dos candidatos. O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), somou 41%.

No levantamento anterior de segundo turno feito pela Quaest e divulgado no último dia 6, Lula tinha 48%, portanto ele oscilou um ponto para cima na margem de erro; Bolsonaro manteve 41%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A opção branco, nulo ou não vai votar foi escolhida por 6% dos entrevistados; 4% responderam que não sabem.

Votos válidos

Em votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos, Lula aparece com 54%, e Bolsonaro tem 46%. Nesse critério, os dois estão com o mesmo percentual do levantamento anterior, de 6 de outubro.

O instituto também instituiu um novo modelo, chamado likely voter (eleitor provável), que identifica os eleitores com maior probabilidade de ir votar em 30 de outubro, levando em conta dados como o interesse pela eleição e o comportamento anterior do eleitor. Nesse cenário, considerando apenas votos válidos, Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%.

O instituto entrevistou 2 mil pessoas pessoalmente entre os dias 10 e 12 de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-07940/2022 e custou R$ 112.865,23.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Pesquisa aponta recorde de 90% de aprovação para o prefeito de Ipecaetá

Pesquisa aponta recorde de 90% de aprovação para o prefeito de Ipecaetá

A gestão do prefeito foi avaliada por cerca de 400 participantes.
Política
João Roma comenta sobre desfiliação de Jurandy Carvalho do PL

João Roma comenta sobre desfiliação de Jurandy Carvalho do PL

O presidente do partido nega que tenha sido por conta das imagens do vereador com o governador...