Genial/Quaest: Avaliação negativa de Lula na Bahia supera índice de aprovação pela 1ª vez
Reprovação do governo petista aumentou 17 pontos percentuais entre dezembro e fevereiro, segundo levantamento
A avaliação negativa do governo Lula (PT) na Bahia aumentou 17 pontos percentuais, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (26).
Em levantamento anterior, realizado em dezembro, 21% dos entrevistados em um dos seus principais redutos eleitorais o rejeitavam. Na sondagem atual, são 51%.
No estado governado por Jerônimo Rodrigues (PT), os números também superam o percentual de quem acha que Lula está fazendo um bom trabalho. Ou seja: a avaliação positiva sobre a gestão petista caiu de 44% para 30% em dois meses.
Ao todo, Lula é reprovado por 50% ou mais dos eleitores em oito estados pesquisados, dentre eles Pernambuco, outro bastião lulista.
Por lá, o percentual negativo subiu de 23% para 37%, e o positivo despencou de 48% para 33%.
É a primeira vez em seu terceiro mandato que Lula registra piora em estados do Nordeste.
A pesquisa também mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) computaria menos votos que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, em uma disputa nos estados de São Paulo, Minas Gerais, dois maiores colégios eleitorais do país, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
De acordo com o levantamento, em um cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, o melhor cenário para Jair Bolsonaro (PL) seria no Paraná, onde o ex-presidente conseguiria 51% dos votos contra 30% do petista.
E, na sequência, os estados de Goiás (50% a 30%), São Paulo (45% a 36%), Rio Grande do Sul (44% a 38%) e Minas Gerais (42% a 40%).
No Rio de Janeiro, Lula e Bolsonaro aparecem empatados com 41%. Para o petista, a vitória mais expressiva ocorreria na Bahia, com 59% contra 26% de Bolsonaro. Ainda no Nordeste, em Pernambuco, Lula computaria 57% contra 31% do ex-mandatário.
Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jair Bolsonaro está inelegível até 2030. O ex-presidente foi condenado em 2023 pelo placar de 5 a 2 devido aos ataques feitos ao sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores em 2022.
A pesquisa Genial Quest ouviu 10.442 pessoas entre os dias 19 a 23 de fevereiro. A margem de erro é de 3% para mais ou menos, com exceção no estado de São Paulo, onde a margem de erro é considerada de 2%.O nível de confiança é de 95%.
*Com informações Bahia.ba