Gaza passa por maior apagão de comunicação desde início da guerra e ambulâncias são afetadas, diz ONG
Com uma comunicação alternativa como opção, ONG alerta que isso representa um desafio significativo para os veículos ambulância na resposta a casos humanitários
Gaza vive um apagão de comunicação há quatro dias, de acordo com informações, divulgadas neste domingo (17), pela ONG palestina de serviço humanitário Sociedade do Crescente Vermelho Palestino (PRCS). É a maior interrupção nas comunicações do território desde o início da operação israelense, em outubro.
Segundo a CNN Brasil, um informativo da organização de monitoramento da Internet, a NetBlocks, emitido no sábado (16), aponta que a interrupção já era “o mais longo apagão desde o início do conflito, e provavelmente limitará significativamente a visibilidade dos eventos na área”.
Em vídeo que circula nas redes sociais, o supervisor da sala de operações de emergência do PRCS em Gaza, Osama Kahlut, diz que a organização recorrerá à comunicação de rádio VHF como plano alternativo, mas acrescentou que esse tipo de comunicação “ limita o espaço disponível” e que isso representa um desafio significativo para os veículos de ambulância na resposta a casos humanitários.
*Metro 1