Política

Furdunço na Alba: bate-chapa no PT derruba eleição para a primeira vice da Assembleia

Fátima Nunes já tinha pavimentado caminho com apoio da base aliada, mas petista Júnior Muniz lançou candidatura avulsa e abriu crise na bancada

27/03/2025 06h11
Furdunço na Alba: bate-chapa no PT derruba eleição para a primeira vice da Assembleia
Foto: Divulgação

Uma confusão entre parlamentares do PT derrubou a votação para a escolha da primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), prevista para ocorrer na tarde desta quarta-feira (26), e abriu uma crise interna na base aliada ao governo do estado. Por acordo, a vaga que era ocupada por Ivana Bastos (PSD) antes de sua ascensão à presidência da Casa estava destinada à deputada estadual Fátima Nunes (PT), mas de forma inesperada o petista Júnior Muniz decidiu lançar candidatura alternativa e abriu uma crise interna no partido.

Em meio à confusão que esvaziou o plenário da Alba, Muniz declarou à imprensa que entrou no páreo com base em um acordo feito com o líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), antes da sucessão presidencial na Assembleia, realizada no início de fevereiro. “Tínhamos um acordo com o líder do governo. A gente retirou a candidatura em prol da candidatura dele (Rosemberg acabou desistindo da disputa). E fomos acordados de que, se houvesse a vacância, eu seria candidato. Estou só esperando ser cumprido. Da minha parte, vou colocar meu nome à disposição dos colegas”, disparou Muniz, ao lado do deputado petista Euclides Fernandes. Ambos não endossaram a indicação de Fátima Nunes.

Muniz criticou ainda a forma com a qual o PT escolheu que ocuparia o posto e disse que o processo ocorreu sem diálogo. “Eu estava viajando  com minha família, inclusive, e só soube quando a decisão já estava tomada”, emendou. O deputado garantiu ainda que não vai renunciar à candidatura e ironizou a derrubada da votação, ao dizer que a tropa petista empenhada em eleger Fátima Nunes correu do plenário “A votação era para ser hoje, e já correram. Eu estou aqui. Firme e forte. E eu venceria com quase 50, 49 votos. Tinha quórum para votar, mas derrubaram a sessão, talvez com medo de alguma coisa”, alfinetou. 

Logo após a votação cair, a presidente da Alba convocou a imprensa e afirmou que o PT precisa resolver a questão internamente antes de agendar uma nova votação. “Tem dois candidatos de um mesmo partido, mas só tem uma vaga. Então, o PT precisa resolver quem é o seu candidato. Suspendemos a votação para que eles resolvam seu problema interno e a gente possa ir para uma nova votação na próxima terça-feira (1º)”, afirmou Ivana Bastos. Acho que a nossa intenção é que o partido e a gente não briguem entre si. Júnior Muniz colocou o nome dele, o da Fátima Nunes já estava, e agora o PT precisa decidir qual dos dois”, emendou.

Já Rosemberg Pinto diz ter sido surpreendido com a candidatura de Júnior Muniz, mas classificou as pretensões do correligionário como “legítimas e naturais”. O líder governista adiantou ainda que há uma reunião marcada para quinta-feira (27) na tentativa de resolver o impasse.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Jerônimo Rodrigues comenta postura de José Ronaldo sobre indefinição de apoio para 2026

Jerônimo Rodrigues comenta postura de José Ronaldo sobre indefinição de apoio para 2026

Jerônimo avaliou a postura do prefeito como fruto de sua experiência e equilíbrio político....
Política
Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, classificou como “contraproducente”...
Política
Políticos se unem em oração durante a Marcha Para Jesus em Feira de Santana

Políticos se unem em oração durante a Marcha Para Jesus em Feira de Santana

Autoridades políticas, de diferentes partidos, se uniram em oração no palco principal....