Educação

Funtitec e UFRB dialogam sobre parceria para projetos de energia renovável e popularização da ciência

Entre os temas debatidos, está a possibilidade de cooperação para a instalação de uma usina fotovoltaica no Museu Parque do Saber

02/08/2025 17h40
Funtitec e UFRB dialogam sobre parceria para projetos de energia renovável e popularização da ciência
Foto:Apolo Rocha

A Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Telecomunicações Egberto Tavares Costa (Funtitec) deu mais um passo rumo à inovação e ao fortalecimento da ciência em Feira de Santana. Representantes da Fundação participaram de uma reunião com o Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no município, para discutir uma proposta de parceria técnico-científica voltada para o desenvolvimento de projetos conjuntos, especialmente na área de energias renováveis e uso eficiente de tecnologias.

O encontro foi uma primeira aproximação e ainda está em fase de conversação. Entre os temas debatidos, está a possibilidade de cooperação para a instalação de uma usina fotovoltaica no Museu Parque do Saber, administrado pela Funtitec. 

Participaram da reunião o presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho; o diretor de Projetos e Sistemas da Funtitec, Alex Coelho; e o diretor de Fusão Científica da Funtitec, Basílio Fernandez. 

De acordo com Fernandez, a parceria busca trazer o conhecimento acadêmico para fora dos muros da universidade, gerando benefícios diretos para a cidade. “Estamos buscando conhecimento na área de energias renováveis e eficientização do uso de equipamentos. O primeiro lugar a ser beneficiado é a própria Fundação Egberto Costa, onde pretendemos instalar essa tecnologia, servindo também como referência para outros espaços públicos”, afirmou.

Além do aspecto energético, o convênio também prevê a utilização do Planetário e da futura usina solar como espaços didáticos e de pesquisa. A ideia é transformar esses equipamentos públicos em polos de inovação e educação, com ações práticas voltadas à popularização da ciência e incentivo à formação de novos talentos na área tecnológica.

O diretor do Campus da UFRB em Feira de Santana, professor Jacson Machado Nunes, ressaltou o papel da universidade como agente de transformação social. “É uma satisfação poder ampliar o nosso servir à comunidade. Temos mais de 90 doutores em diversas áreas, muitos deles atuando com estudos em energias renováveis e tecnologias emergentes. Esse possível convênio pode deixar um legado de incentivo à ciência e à inovação”.

Segundo o professor, um dos impactos positivos esperados é o estímulo à formação de estudantes da rede pública. “Queremos criar espaços onde possamos levar jovens para vivenciar a ciência. Muitos não enxergam um futuro na carreira científica porque ainda não tiveram oportunidade de conhecer o que é possível. Ao popularizar o conhecimento, mostramos que é possível se aperfeiçoar e fazer parte das transformações que o mundo exige”.

Comentários

Leia também

Educação
UFBA abre processo seletivo para mais de 50 vagas de professor

UFBA abre processo seletivo para mais de 50 vagas de professor

Oportunidades são para os campus de Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista
Educação
Gestão municipal discute solução gradual para carga horária dos professores REDA

Gestão municipal discute solução gradual para carga horária dos professores REDA

Segundo o prefeito José Ronaldo, desde o início do ano a gestão tem buscado reforçar...
Educação
Prefeitura entrega equipamentos 3D e aposta em aulas mais interativas na rede municipal

Prefeitura entrega equipamentos 3D e aposta em aulas mais interativas na rede municipal

Os equipamentos são móveis e portáteis, compostos por notebooks de última geração,...