Fundação Hospitalar tem como meta reduzir mortalidade por câncer de mama em Feira
Evento foi aberto na manhã desta quarta-feira, no CMPC
Em Feira de Santana, 45 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama em 2021. Reduzir esse índice é o principal objetivo da campanha Outubro Rosa este ano. Neste sentido, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura Municipal, iniciou nesta quarta-feira (5) a programação do mês dedicado à saúde da mulher. O evento aconteceu no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC)
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, revela que para atender a demanda reprimida os atendimentos serão estendidos aos sábados, com ampliação na oferta de exames. “Esperamos que as ações da campanha ao longo do mês proporcionem acolhimento e atendimento intensificados ao maior número de mulheres, contribuindo para a redução da mortalidade no município, causado pelo câncer de mama”, frisou.
A advogada do Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) e representante da Comissão de Direitos das Mulheres da OAB-Bahia, Cláudia Leandra de Souza Borges, proferiu uma palestra sobre as consequências da violência doméstica na saúde da mulher.
“A doença é muitas vezes um reflexo da violência física ou psicológica. Hoje é um dia importante para alertar as mulheres a buscar ajuda e fazer o autoexame das mamas por meio do olhar e do toque”, salientou. Na oportunidade houve palestra ministrada pela secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Gerusa Sampaio.
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns em mulheres e o risco de desenvolver a doença é maior a partir dos 50 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022 a estimativa de novos casos no Brasil pode chegar a 66.280, sendo que em 2020 foram 17.825 óbitos.
Serviços ofertados na campanha
Conforme Gilberte Lucas, serão ofertados diariamente 80 mamografias e 40 exames preventivos extras. “Também vamos atender todas as pacientes do município que já estão agendadas para o atendimento, como por exemplo, exames de mamografia, Raio X, eletrocardiograma, ultrassonografia, abdomen total, tireoide, mamária e punção. Também serão realizadas marcações para: mamografia, ultrassom de transvaginal, ultrassom de mama e preventivo”.
Os atendimentos serão realizados e solicitados por médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (USB), do PAISM (Programa de Assistência a Saúde da Mulher no Combate ao Câncer), seguindo todo protocolo municipal.
“A campanha será cada vez mais acessível e mais humanizada para evitar aglomerações e filas”, destaca Gilberte. Todas as marcações serão agendadas pelo telefone (75) 3602-7340 ou via e-mail ([email protected]), com a identificação do cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de endereço, para atendimento durante a semana e também aos sábados.
Prevenção
Moradora do bairro Conceição I, Lindaura Maria de Jesus Santos, 49 anos, participou da abertura da campanha Outubro Rosa no CMPC. Ela diz que todos os anos realiza os exames regularmente. “Sempre participo. Durante a campanha o acesso é mais rápido para as consultas e exames”, observa.
José Carlos, 56 anos, marido de Lindaura, destaca a importância de estimular as mulheres a cuidar da saúde. “Não poderia deixar de incentivar minha mulher nessa luta contra o câncer. Venho com ela e na próxima campanha Novembro Azul ela vem comigo. Um ajuda o outro”, enfatizou.
*Secom