Feira de Santana

Fundação Hospitalar reforça avanços no atendimento a mulheres vítimas de violência

Entre janeiro e outubro, cerca de 4 mil mulheres buscaram apoio do serviço social da unidade 

25/11/2025 19h39
Fundação Hospitalar reforça avanços no atendimento a mulheres vítimas de violência

No Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana destacou os avanços obtidos no atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica ou de outras formas de agressão nas unidades de saúde administradas pela Autarquia Municipal.

No Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), esse acolhimento ocorre sem necessidade de agendamento e inclui atendimento em ginecologia, psicologia e serviço social, em uma sala criada exclusivamente para receber mulheres em situação de vulnerabilidade.

Segundo a direção da unidade, o serviço funciona há pouco mais de dois anos e tem registrado crescente procura entre mulheres que enfrentam violência ou que percebem seus direitos violados.

Atendimento especializado e escuta qualificada

A equipe do CMPC reforça que o consultório especializado foi criado para oferecer um ambiente seguro e acolhedor. O primeiro passo do atendimento é a escuta qualificada, essencial para identificar as necessidades de cada mulher e orientar os encaminhamentos adequados.

Entre janeiro e outubro, cerca de 4 mil mulheres buscaram apoio do serviço social da unidade. Destas, aproximadamente 200 foram encaminhadas especificamente por situações relacionadas a violência.

Usuárias relatam o impacto positivo do atendimento. A cozinheira Jucileide Santos de Jesus, 45 anos, esteve no consultório ginecológico e foi encaminhada ao mastologista. Ela afirma ter recebido “um acolhimento especial”.

Crescimento dos casos e necessidade de cuidado emocional

Profissionais da saúde ressaltam o aumento dos casos de violência e chamam atenção para outras formas de agressão além da física — como a psicológica, moral, verbal e patrimonial —, todas com forte impacto sobre a saúde mental.

O serviço especializado ofertado pela Fundação Hospitalar amplia o cuidado emocional, oferecendo apoio psicológico e psiquiátrico tanto no CMPC quanto no Ambulatório de Saúde da Mulher.

Rede municipal de apoio fortalecida

Segundo a Fundação Hospitalar, a Prefeitura de Feira de Santana tem fortalecido a rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher. Os atendimentos prioritários contemplam mulheres que sofrem qualquer tipo de violação de direitos ou agressão, além daquelas encaminhadas por outros equipamentos da rede de proteção.

A iniciativa reforça o compromisso do município com o bem-estar e a saúde feminina, ampliando ações integradas e garantindo acolhimento adequado às vítimas.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
CadÚnico: mais de 160 mil famílias estão cadastradas em Feira de Santana

CadÚnico: mais de 160 mil famílias estão cadastradas em Feira de Santana

Com base nesses dados, o poder público consegue planejar e direcionar políticas sociais...
Feira de Santana
Casa do Trabalhador será transferida para o Shopping Popular em 2026

Casa do Trabalhador será transferida para o Shopping Popular em 2026

O órgão de intermediação e preparação da mão de obra vai passar a funcionar em novas...
Feira de Santana
Repercussão da prisão de Bolsonaro gera embate na Câmara de Feira de Santana

Repercussão da prisão de Bolsonaro gera embate na Câmara de Feira de Santana

Na tarde desta terça-feira (25) Moraes decretou o início do cumprimento da pena de 27...