Feira de Santana

Fundação Hospitalar realizou mais de 6 mil exames desde o inicio do Outubro Rosa

A presidente da Fundação, Gilberte Lucas, destacou o impacto das iniciativas durante o Outubro Rosa e comentou sobre as recentes melhorias nos serviços oferecidos pela rede municipal de saúde.

14/10/2024 10h36
Fundação Hospitalar realizou mais de 6 mil exames desde o inicio do Outubro Rosa
Foto: Reprodução/Secom

No mês dedicado à saúde da mulher, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana reforça a importância da prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero, com uma série de ações voltadas para ampliar o acesso aos exames e tratamentos necessários. A presidente da Fundação, Gilberte Lucas, destacou o impacto das iniciativas durante o Outubro Rosa e comentou sobre as recentes melhorias nos serviços oferecidos pela rede municipal de saúde.

“A gente fortalece a prevenção do câncer de mama e também do colo do útero. São datas importantes onde passamos o mês inteiro com ações dedicadas à saúde da mulher”, afirmou Gilberte. A campanha teve início no dia 5 de outubro, com atendimentos realizados no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), no Centro de Prevenção ao Câncer e no ambulatório de saúde da mulher. Nos primeiros dias de campanha, mais de 6.400 exames foram realizados, incluindo mamografias, ultrassonografias de mama, consultas com mastologistas e exames preventivos.

Foto: Robson Nascimento

Apesar dos esforços, Gilberte Lucas ressaltou que a procura por exames ao longo do ano ainda é baixa. “Temos uma cota de cerca de 1.500 mamografias mensais pelo SUS, mas realizamos apenas entre 400 e 600. Há uma maior demanda durante o Outubro Rosa, mas esses exames estão disponíveis o ano todo”, explicou.

Até o mês de outubro de 2024, a Fundação realizou cerca de 4.500 mamografias. Entre os diagnósticos feitos, foram identificados 11 casos positivos de câncer de mama.

“É importante alertar que, quando o câncer de mama é detectado no início, as chances de cura são praticamente de 100%. Por isso, precisamos conscientizar as mulheres sobre a importância de realizarem esses exames regularmente”, enfatizou.

Expansão e modernização dos serviços

Além da campanha de prevenção, Gilberte também destacou as recentes melhorias no Hospital da Mulher.

“Entregamos a emergência e o centro cirúrgico, e estamos com 60% da reforma do centro obstétrico concluída”, disse. A ampliação inclui a entrega de um novo ambulatório de saúde da mulher, focado em serviços como fisioterapia pélvica, climatério, endometriose, e uroginecologia.

A presidente ainda mencionou a Casa de Parto, inaugurada no bairro Feira VII, que atende gestantes de baixo risco. “Estamos realizando cerca de dois partos por dia na Casa de Parto. As gestantes que apresentam risco maior são encaminhadas ao Hospital da Mulher”, explicou.

Com a previsão de novas entregas e a ampliação dos serviços pediátricos e de especialidades, como oftalmopediatria e neurologia, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana segue empenhada em melhorar o atendimento à população feminina, destacando a importância de campanhas como o Outubro Rosa para a conscientização e prevenção de doenças. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso e a qualidade dos serviços”, concluiu Gilberte.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Furto de fios na iluminação pública acarreta em prejuízo de quase R$ 500 mil

Furto de fios na iluminação pública acarreta em prejuízo de quase R$ 500 mil

Valor corresponde a expansão e modernização de 500 novos pontos de iluminação
Feira de Santana
Prefeito propõe fórum com interessados em adquirir imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida

Prefeito propõe fórum com interessados em adquirir imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida

A iniciativa, apresentada pelo gestor no encontro promovido pela Caixa Econômica Federal ...
Feira de Santana
Frente fria trará chuvas moderadas a fortes em Feira de Santana neste fim de semana

Frente fria trará chuvas moderadas a fortes em Feira de Santana neste fim de semana

Segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), o fenômeno deve persistir...