Feira de Santana

Fundação Hospitalar intensifica campanhas de saúde no Novembro Azul e Novembro Roxo

A Fundação planeja realizar mais de 5 mil atendimentos até o final do mês.

05/11/2024 09h16
Fundação Hospitalar intensifica campanhas de saúde no Novembro Azul e Novembro Roxo
Foto: Reprodução/Secom

Em uma ação que fortalece a conscientização e o cuidado com a saúde da população, a Fundação Hospitalar, sob a liderança de sua presidente Gilberte Lucas, realiza mais uma edição das campanhas Novembro Azul e Novembro Roxo. A iniciativa visa alertar homens para a prevenção do câncer de próstata e conscientizar sobre a prematuridade, abordando temas essenciais de saúde pública.

“A Fundação abraçou a campanha do Novembro Azul e está intensificando ações nas unidades interligadas, como o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) e o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), que possui sedes na Maria Quitéria e na Baraúnas”, explicou Gilberte. “Nossa equipe estará nas unidades fazendo triagens e acolhendo os pacientes para encaminhar exames e consultas com urologistas, quando necessário.”

Além do foco no câncer de próstata, Novembro Roxo destaca a importância dos cuidados com bebês prematuros. Gilberte relatou que, apenas em 2024, mais de 480 bebês nasceram prematuramente e necessitaram de suporte intensivo na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

“Esses bebês precisam de um acompanhamento contínuo. Temos um programa de apoio integral, que envolve fisioterapeutas, pediatras e fonoaudiólogos, além de suporte psicológico para as mães que acompanham o tratamento dos filhos durante meses na unidade.”

As campanhas seguem uma programação de atividades educativas, palestras e rodas de conversa voltadas para esclarecer e informar a população sobre a prevenção e o cuidado adequado. Em referência ao impacto do Outubro Rosa, que registrou mais de 20 mil atendimentos, Gilberte se mostra otimista com a adesão ao Novembro Azul.

“A participação masculina tem sido significativa nos últimos anos. Eles já ligam perguntando quando as campanhas começam, o que demonstra a conscientização crescente.”

A Fundação planeja realizar mais de 5 mil atendimentos até o final do mês. “Essa meta é alcançada com o apoio de toda a equipe, que se dedica inclusive aos sábados para atender a população. É um trabalho essencial para o bem-estar de nossa cidade”, finalizou Gilberte.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Esquenta Micareta leva alegria à Avenida Fraga Maia e aquece Feira de Santana para a grande festa

Esquenta Micareta leva alegria à Avenida Fraga Maia e aquece Feira de Santana para a grande festa

Com bloquinhos e uma forte estrutura de segurança, a Avenida Fraga Maia se transformou...
Feira de Santana
Jovem morre após colisão entre motos em Feira de Santana

Jovem morre após colisão entre motos em Feira de Santana

As circunstâncias da colisão ainda estão sendo apuradas
Feira de Santana
Expo Segurança de Feira de Santana é finalizada com participação do público feirense

Expo Segurança de Feira de Santana é finalizada com participação do público feirense

Os visitantes acompanharam de perto todo o aparato tecnológico da SSP que será utilizado...