Feira de Santana

Fundação Hospitalar inicia campanha Março Lilás para prevenção ao câncer de colo uterino 

O objetivo é conscientizar a população

09/03/2023 06h43
Fundação Hospitalar inicia campanha Março Lilás para prevenção ao câncer de colo uterino 

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) deu início nesta quarta-feira (08), no CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez), à campanha Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo uterino. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento da doença, a iniciativa marca um período de atenção especial à saúde da mulher com ações voltadas para as mulheres de Feira de Santana até o dia 31 de março.

De acordo com Gilberte Lucas, presidente e diretora da Fundação Hospitalar, a programação da campanha Março Lilás inclui diversas atividades de sensibilização, com atendimentos à demanda espontânea no CMPC, no CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine) e no Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), conhecido como Hospital da Mulher. Todas essas instituições de saúde são administradas pela FHFS.

“Durante todo o mês, a campanha contará com uma programação extensa, na qual todas as unidades de saúde da Fundação Hospitalar estarão promovendo vários serviços de prevenção destinados ao público feminino, para que todas as mulheres tenham acesso facilitado ao cuidado preventivo da assistência em saúde e ao diagnóstico precoce do câncer de colo uterino”, afirma Gilberte Lucas.
De 2013 a 2022, o CMPC realizou 328.951 atendimentos, entre consultas e exames. Sendo que em 2022, durante a campanha “Março Lilás”, foram realizados 4.526 atendimentos. A marcação de consultas ou exames este ano será feita através do e-mail: [email protected], informando dados pessoais, número do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), endereço completo e telefone atualizados.

O Dia “D” de abertura da campanha “Março Lilás” teve início com a palestra da titular da Delegacia da Mulher (DEAM), Klécia Vasconcelos, a presença da secretária de Saúde, Cristiane Campos, e a tenente Renata Martins, comandante do Ronda Maria da Penha, além da presença massiva de muitas mulheres para marcação de consultas, exames USG Transvaginal e cito patológicos, necessários para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer, como também o exame popularmente conhecido como Papanicolau.

Na avaliação da secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos, a campanha Março Lilás é fundamental para conscientizar as mulheres sobre a importância da realização de exames periódicos. “A campanha Março Lilás é de extrema importância para a saúde das mulheres e é exatamente no Dia Internacional da Mulher que o município realiza esses serviços de saúde, celebrando esta data tão importante para todas nós”, afirmou.

No CMDI, os serviços serão oferecidos entre os dias 08/03 e 31/03, sendo que no dia 13/03, próxima segunda-feira, será o “Dia D” para atendimentos de Mamografia, Raio X, Eletrocardiograma e Ultrassom de mamas e Abdômen total, previamente agendados por e-mail: [email protected].

*Secom PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Médicos da IGM cancelam restrição de atendimentos em Feira de Santana

Médicos da IGM cancelam restrição de atendimentos em Feira de Santana

Uma nova assembleia, nesta sexta (12), suspendeu definitivamente a restrição
Feira de Santana
Carlos Geílson volta à política local: “sempre estamos aptos a recomeçar”

Carlos Geílson volta à política local: “sempre estamos aptos a recomeçar”

O ex-parlamentar em contato com a reportagem do De Olho na Cidade, afirmou: “está confirmada,...
Feira de Santana
Projeto realiza castração solidária em Feira; saiba como ajudar

Projeto realiza castração solidária em Feira; saiba como ajudar

Para mais informações acesse o Instagram: @castradez.