Fundação Hospitalar estima atender mais de 5 mil mulheres na campanha “Março Lilás”
A iniciativa é voltada para a população feminina e visa alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Durante todo o mês de março, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana está realizando a campanha Março Lilás, mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero. A iniciativa é voltada para a população feminina e visa alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
As ações são realizadas em três unidades de saúde: o CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz), o CMDI (Centro Municipal Diagnóstico por Imagem, dr. Eugênio Laurine) e o HIPS (Hospital Inácia Pinto dos Santos) – o Hospital da Mulher. A estimativa da Fundação Hospitalar é que o número de atendimentos supere a campanha do ano passado, que registrou 4.526 atendimentos.
Para garantir que as mulheres tenham acesso aos serviços de forma segura e sem aglomerações, a marcação de consultas ou exames é feita por e-mail. As interessadas devem enviar um e-mail para [email protected], informando seus dados pessoais, número do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), endereço completo e telefone atualizado.
De acordo com a presidente e diretora da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, a grande oferta de serviços contribui para o aumento da demanda. “No CMPC, as marcações são com especialistas para a prevenção do câncer, como ginecologista, urologista, mastologista, e exames como biópsia de próstata, de mama, do colo do útero, exames de ultrassom, consulta com dermatologista”, afirma.
Já no CMDI, são realizados exames de raio-X, mamografia, densitometria óssea e ultrassom, que são exames específicos da parte de imagem. No Hospital da Mulher, a proposta é informar as mulheres por meio de lives no Instagram da Fundação Hospitalar com diferentes temas, como a live da médica Andrea Alencar sobre “As Novas regras da laqueadura”. Também foi realizado o dia D da saúde “Cuidar de quem cuida”, para as funcionárias e colaboradoras, que alcançou a marca de 200 atendimentos.
“Acreditamos que vamos atender um grande número de mulheres nesta campanha, e que possa ultrapassar os cinco mil atendimentos, visto que, durante a campanha Março Lilás de 2022, foram realizados 4.526 atendimentos”, ressaltou Gilberte Lucas.
*Com informações Secom