Feira de Santana

Fundação Hospitalar encerra Janeiro Branco com ação de educação sobre saúde mental

O evento teve como objetivo disseminar a importância de cuidar da saúde mental e aconteceu nas Unidades de Tratamento Intensivo

31/01/2025 18h31
Fundação Hospitalar encerra Janeiro Branco com ação de educação sobre saúde mental
Foto: Fatima Brandão

Em alusão à campanha “Janeiro Branco”, que visa conscientizar sobre a importância da saúde mental, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, mais conhecido como Hospital da Mulher, realizou, na quinta-feira (30), uma ação educativa nos setores de psicologia. O evento teve como objetivo disseminar a importância de cuidar da saúde mental e aconteceu nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIN) Neonatal e no Ambulatório de Pediatria, alcançando tanto os funcionários quanto os acompanhantes dos pacientes internados.

A ação, promovida pelo setor de psicologia clínica do HIPS, foi uma iniciativa das psicólogas Vasti Silva, Estér Marques e Verusca Taveira. A psicóloga Luciana Barreto e a coordenadora Marília Brandão, responsáveis pelo ambulatório pediátrico, também participaram das atividades, oferecendo dicas de autocuidado e orientações sobre como manter a saúde mental, além de romper com estigmas associados ao tema. O foco foi a conscientização sobre as ações que podem ser adotadas “agora e sempre” para promover o bem-estar emocional.

A escolha de janeiro para a campanha tem um significado simbólico: é o início de um novo ano, um período em que as pessoas costumam refletir sobre a vida, estabelecer metas e procurar mudanças positivas. A cor branca foi escolhida para representar a paz e tranquilidade, elementos diretamente ligados a um estado mental saudável.

A campanha “Janeiro Branco” é um movimento que visa alertar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional. O mês de janeiro foi selecionado porque representa um momento de introspecção sobre o ano que se encerra e a projeção de novas perspectivas para o futuro.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Durante a ação, a coordenadora do setor de psicologia, Flávia Rigaud, abordou a importância do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal para a saúde mental. Ela destacou que essa harmonia é essencial para o bem-estar físico, emocional e social dos colaboradores. “Passamos grande parte do nosso dia no trabalho, entre plantões e outras atividades. Quando esse equilíbrio é afetado, problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e estresse, podem surgir”, alertou Flávia.

Apoio à saúde mental dos colaboradores

A diretora presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, enfatizou a importância das ações realizadas no Hospital da Mulher, que visam promover a saúde mental dos colaboradores. “Estas atividades proporcionam ferramentas importantes para a promoção do bem-estar, melhorando a qualidade de vida dos nossos colaboradores e fortalecendo o trabalho em equipe, criando um ambiente hospitalar mais saudável e produtivo”, afirmou Gilberte.

O Hospital da Mulher também oferece serviços de psicoterapia para os seus colaboradores, com agendamentos realizados no ambulatório da unidade. “Esse serviço visa o bem-estar dos nossos funcionários, abrangendo questões tanto profissionais quanto pessoais, promovendo um ambiente de convivência mais harmonioso”, destacou a diretora.

Envolvimento das crianças na promoção da saúde emocional

Para encerrar o mês de conscientização sobre saúde mental, a ação do Janeiro Branco no Hospital da Mulher incluiu uma palestra no ambulatório pediátrico, abordando o tema “Aprendendo sobre as emoções”. A psicóloga Luciana Barreto explicou que é fundamental ensinar as crianças a reconhecerem suas emoções, uma habilidade que contribui para o desenvolvimento de competências sociais, como empatia, amizade e respeito.

Além da palestra, foi realizada uma atividade lúdica com a contação da história “O Monstro das Cores”, seguida de uma aula de pintura e recortes com balões, onde as crianças puderam expressar as emoções sentidas naquele dia. No final da dinâmica, a importância de cuidar da saúde mental das crianças foi discutida com os acompanhantes, destacando como esse cuidado pode contribuir para uma recuperação mais rápida e eficiente.

Com essas ações, o Hospital da Mulher finalizou o mês de conscientização do “Janeiro Branco”, reforçando a importância de cuidar da saúde mental e emocional, tanto para os colaboradores quanto para os pacientes e suas famílias.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Governo da Bahia abre licitação para restaurar fachada do Santuário Senhor dos Passos

Governo da Bahia abre licitação para restaurar fachada do Santuário Senhor dos Passos

O edital foi publicado no Diário Oficial deste sábado (15).
Feira de Santana
Mutirão do Hospital da Mulher resulta em mais de 600 exames realizados neste sábado

Mutirão do Hospital da Mulher resulta em mais de 600 exames realizados neste sábado

Realizados diversos exames e consultas médicas essenciais para o cuidado da saúde feminina...
Feira de Santana
Trecho da Noide Cerqueira será fechado para Lazer na Avenida neste domingo

Trecho da Noide Cerqueira será fechado para Lazer na Avenida neste domingo

A interdição acontece das 7h às 11h, entre o cruzamento da Noide Cerqueira com a Fernando...