Fundação Hospitalar abre nova triagem para cirurgias de redução de mamas
Mais 200 mulheres devem ser contempladas
A Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) abre nova triagem para cirurgias de redução de mamas. A ação, que acontecerá no dia 7 de outubro, a partir das 7h, no estacionamento do Ambulatório do Hospital da Mulher, poderá beneficiar mais 200 mulheres da cidade.
O Programa de Tratamento das Gigatomastias (PROTG), que realiza as cirurgias, é pioneiro no município e já realizou mais de 300 procedimentos ao longo de uma década. A ação é gratuita e custeada pelo poder público municipal.
Para participar da triagem, as mulheres devem atender a alguns critérios, como ser moradora de Feira de Santana, maior de 18 anos, possuir mamas com peso superior a 4kg, ter filhos e declarar carência econômica.
Após a triagem, as pacientes serão avaliadas por uma equipe médica, que irá definir se elas estão aptas para a cirurgia. Os procedimentos serão realizados entre os anos de 2024 e 2025.
A triagem é uma oportunidade para as mulheres que sofrem com gigantomastia terem acesso a um tratamento gratuito e de qualidade. A cirurgia de redução de mamas pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pacientes, proporcionando alívio das dores, melhora da autoestima e da confiança.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, o Programa tem como objetivo corrigir deformidades sem nenhum custo para as pacientes selecionadas. Ela informa que esta é a 8ª triagem de pacientes em 2023, destinada à primeira etapa do tratamento cirúrgico das gigantomastias extremas, quando os seios apresentam um tamanho considerável.
“Nosso objetivo é alcançar as mulheres que realmente necessitam deste auxílio. Estaremos distribuindo 200 fichas para avaliação das pacientes residentes em Feira de Santana, proporcionando um atendimento humanizado através da equipe de apoio da Fundação Hospitalar”, enfatizou.
Segundo o coordenador do PROTG, o médico cirurgião Cesar Kelly, após a redução do tamanho das mamas, as mulheres experimentam uma melhoria significativa na autoestima, o que lhes permite retomar atividades que antes eram impossíveis devido ao peso dos seios.
“A cirurgia proporciona renovação e uma perspectiva de vida completamente melhorada, incluindo melhorias na vida social e sexual das pacientes”, destacou.
Critérios estabelecidos para participação:
- Paciente com mais de 4 kg de mamas.
- Ter filhos.
- Comprovar carência econômica (mediante visita do serviço social).
- Maiores de 18 anos.
- Apresentar exames clínicos e laboratoriais normais na terceira etapa.
Documentos necessários para apresentação no dia 07/10/2023:
- Identidade e CPF.
- Cartão do SUS.
- Comprovante de endereço (para visita domiciliar do serviço social).
O Hospital da Mulher (HIPS) está localizado na Rua da Barra, 705, Bairro Jardim Cruzeiro. Para mais informações, contato pelo telefone: (75) 3602-7110.
*SECOM/PMFS