Fumaça preta volta a sair da Capela Sistina após primeiras votações do 2º dia de conclave
O novo papa ainda pode sair nesta quinta — duas novas votações ocorrerão à tarde.
A Capela Sistina voltou a lançar fumaça preta nesta quinta-feira (07), sinalizando não houve consenso entre os cardeais nas duas primeiras votações do 2º dia de conclave. Com isso, a Igreja Católica permanece em estado de Sede Vacante, e o mundo segue em vigília e oração.
Esta é a segunda fumaça preta deste conclave, e significa que não houve definição de papa nas três primeiras votações realizadas pelos cardeais. A fumaça desta quinta-feira para representar os votos realizados durante a manhã saiu dentro do horário previsto. A primeira fumaça, na quarta-feira, saiu com cerca de duas horas de atraso em relação ao indicado pelo Vaticano.
O novo papa ainda pode sair nesta quinta — duas novas votações ocorrerão à tarde.
Veja horários das próximas votações
Quinta, 8 de maio, segundo dia de conclave, terá mais uma fumaça
- Perto de 12h30: terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;
- Perto de 14h: quarta rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da Capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta.
Milhares de fiéis, turistas e religiosos lotaram novamente a Praça São Pedro, mesmo sob forte expectativa de que o novo pontífice pudesse ser escolhido já nesta segunda rodada de votação.