Conclave

Fumaça preta no Vaticano: primeira votação do Conclave termina sem eleição de novo Papa

A fumaça escura foi vista por milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, em um momento de expectativa mundial.

07/05/2025 16h01
Fumaça preta no Vaticano: primeira votação do Conclave termina sem eleição de novo Papa
Foto: Reprodução

A chaminé da Capela Sistina expeliu fumaça preta nesta quarta-feira (07), sinalizando que os cardeais reunidos em Conclave não chegaram a um consenso sobre o novo Papa após a primeira votação. A fumaça escura foi vista por milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, em um momento de expectativa mundial.

A cor preta da fumaça indica que nenhum dos candidatos alcançou os dois terços dos votos necessários para ser eleito sucessor de Francisco. A fumaça foi liberada às 21h (16h horário de Brasília), quase duas horas depois do horário previsto pelo Vaticano que era às 14h10 (no horário de Brasília).

A fumaça preta demorou mais tempo para aparecer no primeiro dia deste Conclave do que nas votações de 2005 e 2013. No primeiro dia da eleição de 2005, que culminou na escolha do papa João Paulo II, a fumaça foi vista às 14h58. Já no conclave de 2013, que terminou com a escolha do papa Bento XVI, o sinal que marca a necessidade de uma nova votação foi vista às 14h41.

O Vaticano informou que quase 50 mil pessoas estiveram na Praça de São Pedro para acompanhar o primeiro dia de votação do conclave.

O Conclave seguirá nesta quinta-feira (08) com 4 votações previstas, sendo 2 pela manhã e 2 à tarde. Quando o novo papa for escolhido, uma fumaça branca sairá da chaminé instalada no Vaticano.

Para que o papa fosse eleito nesse primeiro dia de conclave, seria necessário que um dos cardeais elegíveis obtivesse 89 votos, ou seja, mais de 75% dos 133 votos em jogo nesse conclave.

Enquanto isso, fiéis e jornalistas de todo o mundo seguem em vigília no Vaticano, na expectativa do anúncio do próximo pontífice, que assumirá a liderança de mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo.

Comentários

Leia também

Conclave
“Esperava um papa italiano ou um brasileiro”, diz baiana surpresa com nome do novo Papa

“Esperava um papa italiano ou um brasileiro”, diz baiana surpresa com nome do novo Papa

Apesar da surpresa, a baiana demonstrou confiança e fé na escolha feita pelo conclave...
Conclave
Papa Leão XVI celebra a primeira missa na Capela Sistina

Papa Leão XVI celebra a primeira missa na Capela Sistina

Papa Leão XVI celebra a primeira missa na Capela Sistina
Conclave
‘O nome revela o perfil do Papa’: Padre explica o que esperar de Leão XIV

‘O nome revela o perfil do Papa’: Padre explica o que esperar de Leão XIV

Padre Gerson Figueiredo reforçou que a escolha do nome não é casual