Feira de Santana

Frota de transporte público no campus da Uefs é reforçado 

Diariamente, 350 viagens são feitas para atender a comunidade acadêmica

03/10/2023 06h25
Frota de transporte público no campus da Uefs é reforçado 

Desde o retorno em março do ano passado das aulas presenciais na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), a Prefeitura de Feira tem reforçado a oferta do serviço de transporte público urbano. Diariamente 350 viagens são feitas para atender a comunidade acadêmica através de doze linhas e 20 ônibus.

O atendimento tem início às 5h e vai até 23h. Em horários de pico, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) ajusta os horários da operação intercalando os ônibus a cada 10 minutos.

Além de pagarem meia-passagem – benefício assegurado pelo Governo Municipal – os estudantes também podem usufruir da integração de até 2 horas para pegar o próximo ônibus até o seu destino, sem pagar uma nova tarifa. A medida está válida desde agosto.

“Quando pensamos em mudar a integração física que ocorria somente em terminais e ampliamos a todos os ônibus, em qualquer ponto da cidade, priorizamos a mobilidade dos estudantes”, pontua o secretário da pasta, Sérgio Carneiro.

Desde que foi ampliada a integração, a SMTT registrou crescimento de 60% do fluxo de pessoas que utilizaram o benefício com cartão Via Feira, gratuito. O número recorde, no balanço do órgão municipal, aponta em um mês 56 mil pessoas beneficiadas por utilizarem mais de um ônibus em Feira de Santana sem a segunda viagem ser tarifada ao passageiro.

CANDEAL E ALECRIM

Na comunidade do Alecrim Miúdo, o serviço tem sido ofertado normalmente através da linha 052 – Candeia Grossa, e Candeal I e II pelas linhas 051 – Candeal e 099 – Candeal via Matinha.

O prefeito Colbert Filho tem feito todo o esforço para manter o serviço essencial à população. O setor de transporte no país enfrenta sucessivos reajustes no preço dos combustíveis, impondo desafios ao Governo Municipal e às concessionárias na manutenção da oferta do atendimento.

DIÁLOGO

Na manhã de hoje, 2, uma comissão de manifestantes foi recebida pelo secretário Sérgio Carneiro e, na oportunidade, o clima de cordialidade serviu para abrir o debate e discutir vários pontos sobre a mobilidade urbana.

A maior parte das reivindicações vem sendo executada pela Prefeitura, como novos abrigos com QR Code, melhorias nos terminais de transbordo com substituição de lâmpadas convencionais por LED, limpeza de sanitários e segurança fixa, restauração de assentos, reativação de pontos estratégicos na região comercial da cidade e ampliação do tempo de integração.

“Eu e nossa equipe técnica nos comprometemos a examinar toda a pauta que foi apresentada”, afirmou Sérgio Carneiro.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura de Feira investiga aumento de notificações por diarreia em Humildes

Prefeitura de Feira investiga aumento de notificações por diarreia em Humildes

Trabalho de monitoramento inclui coleta de amostra de água e observações de fatores...
Feira de Santana
Associação de Apoio à Pessoa com Câncer pede doações para manter atendimentos

Associação de Apoio à Pessoa com Câncer pede doações para manter atendimentos

A instituição acolhe cerca de 3.600 pessoas mensalmente, oferecendo suporte essencial...
Feira de Santana
Mutirão de atendimentos para zerar a fila de exames termina na quinta-feira (23)

Mutirão de atendimentos para zerar a fila de exames termina na quinta-feira (23)

Mais de 10 mil cadastros já foram feitos desde o dia 8