Fronteira do Egito é aberta para caminhões com ajuda humanitária para Gaza
Nos últimos dias, cerca de 200 veículos abastecidos com alimentos, água e medicamentos se aglomeraram na região aguardando a liberação, mas apenas 20 foram liberados
A fronteira do Egito foi aberta, neste sábado (21), para passagem de caminhões que levam ajuda humanitária para Gaza. Dos 200 veículos abastecidos com água, alimentos e medicamentos, que aguardavam autorização para ultrapassar a passagem de Rafah, apenas 20 foram liberados.
Desde o início do conflito, no dia 7 de outubro, essa é a primeira vez que a fronteira entre Gaza e o Egito é aberta. Nos últimos dias, com a expectativa da abertura, cerca de 200 veículos abastecidos com alimentos, água e medicamentos se aglomeraram na região aguardando a liberação. Estima-se que eles somem mais de 4 mil toneladas de produtos para ajuda humanitária
A Embaixada dos Estados Unidos em Israel já havia anunciado que às 10h deste sábado (21), no horário local, a fronteira seria aberta. Mas 30 minutos antes do previsto, a TV estatal egípcia mostrou os veículos atravessando o portão. Cada um deles está sendo inspecionado e esse tem sido um momento de tensão. Os israelenses não querem deixar passar nada diferente de comida, água e medicamentos.
O subsecretário-geral para Assuntos Humanitários e Coordenador de Ajuda de Emergência da ONU, Martin Griffith, comemorou a abertura. As Nações Unidas, no entanto, já haviam estimado que, diante da situação de Gaza, seria necessário a entrada de 100 caminhões por dia durante algumas semanas para atender as necessidades dos civis.
“O comboio de 20 caminhões inclui suprimentos que salvam vidas, fornecidos pelo Crescente Vermelho Egípcio e pelas Nações Unidas, que foram aprovados para atravessar e ser recebidos pelo Crescente Vermelho Palestino, com o apoio das Nações Unidas”, disse Martin Griffith.
*Metro 1