Frei Jorge Rocha destaca legado de Papa Francisco e anuncia cobertura especial na Itália
Frei José Jorge Rocha, compartilhou suas impressões sobre o pontificado do Papa Francisco
Em um momento marcado pela emoção e pela reflexão sobre os rumos da Igreja Católica, o superintendente das rádios Sociedade News e Princesa FM, Frei José Jorge Rocha, compartilhou suas impressões sobre o pontificado do Papa Francisco e anunciou que acompanhará de perto os desdobramentos da transição no Vaticano, diretamente da Itália.
“É um jargão do jornalismo que diz que tem dia que a gente não escolhe a notícia — é a notícia que nos escolhe. E hoje é exatamente um desses dias”, afirmou Frei Jorge ao comentar o simbolismo do momento vivido pela Igreja Católica.
O religioso destacou três dimensões que marcam este período: a memória histórica, a memória presente e a memória de futuro. Segundo ele, o pontificado de Francisco foi marcado por uma profunda atualização da fé católica e pela inclusão de grupos antes marginalizados.
“Foi um pontificado de acolhida. Ele deu voz aos invisíveis sociais, destacou o valor da dignidade humana — que não tem idade, sexo ou cor. A dignidade existe por sua própria natureza, como a Igreja sempre ensinou, e o Papa Francisco ressaltou isso com força”, declarou.
Na memória do presente, Frei Jorge relembrou momentos marcantes como a bênção Urbi et Orbi dada recentemente pelo Papa, mesmo com a saúde fragilizada.
“É um Papa que, mesmo debilitado, não abdicou de sua missão. O gesto dele continua a nos tocar profundamente, como aquele momento solene durante a pandemia da Covid-19, quando ele apareceu sozinho no Vaticano vazio, pedindo cura, misericórdia e vacina para todos”, disse emocionado.
Sobre o futuro, o frei refletiu sobre o processo de sucessão papal, ressaltando sua importância espiritual e eclesial.
“A escolha de um novo Papa é um gesto de fé, espiritualidade e amor, antes de qualquer coisa. É um rito sério e profundamente significativo para todos nós católicos.”
Ao final de sua fala, Frei Jorge revelou que embarcará em breve para a Itália, onde pretende acompanhar os eventos ligados ao Vaticano.
“Vou mudar o meu roteiro e me dedicar mais a essas questões. Já estou em contato com Silvonei José, Jornalista e coordenador da Rádio Vaticano e Vatican News, para solicitar um credenciamento. Queremos trazer as novidades, refletir, rezar e agradecer a Deus pelo Papa que tivemos.”