Em Feira, Fórum discute ações de enfrentamento à violência contra a mulher
Realizado pela Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, evento ocorreu nesta terça-feira (24)
A Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher realizou o fórum “Elas a frente” para discutir ações para reduzir os indicies da violência de gênero. As atividades ocorreram na manhã desta terça-feira (24) no Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana.
A iniciative reuniu Centros de Referência que atuam na causa, além de orgãos competentes como o Ministério Público, Defensoria Pública, Ronda Maria da Penha, dentre outros.
Segundo Ana Clara, coordenadora de enfrentamento à violência da secretaria estadual de políticas para mulheres, o encontro reuniu mais de 200 mulheres.
“O objetivo do encontro é fazermos uma análise do quadro da violência contra as mulheres. A Bahia, infelizmente, tem números muito ruins, liderando o ranking de feminicídio no Norte e Nordeste. Então, precisamos ficar sempre muito atento às questões que dizem respeito à violência de gênero. A ideia é que a gente faça uma força-tarefa, reunindo essas mulheres, e ,sobretudo, as equipes que lidam com elas na ponta, para conseguirmos fazer não só um diagnóstico, mas propor encaminhamentos para esse quadro”, disse a coordenadora em entrevista ao De Olho na Cidade.
Ainda conforme Ana Clara, cada vez mais mulheres estão denunciando os agressores, o que aumenta a responsabilidade do estado na criação de politicas públicas para atender esses casos.
“Mais mulheres estão denunciando seus agressores, e isso coloca para a gente mais responsabilidade enquanto Estado. O que a gente precisa sempre é da prevenção, então educar a sociedade como um todo de que as mulheres são importantes e merecem o nosso respeito e o nosso cuidado”, pontua.
*com informações do repórter Danillo Freitas