Fortes chuvas acendem alerta da Defesa Civil
Até o momento não há vítimas e nenhuma pessoa se encontra desabrigada
Entre domingo (1) e esta terça-feira (3) choveu em Feira de Santana o acumulado de 100 milímetros. Apesar da quantidade, até o momento não há vítimas e nenhuma pessoa se encontra desabrigada. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas devem continuar até o final de semana. As informações são da coordenadora da Defesa Civil, Anna Karoline Rebouças.
As fortes chuvas são típicas da estação e atingem a Bahia, ponderou a coordenadora. “Estamos fazendo vistorias nos bairros e detectamos pontos de alagamento que já são frequentes. Por meio do Comitê de Crise, acionamos as secretarias responsáveis para executar as intervenções necessárias”, afirma. Um dos casos de alagamento apontados pela coordenadora é a rua Petrolíneo Pinto, no bairro Baraúnas.
Segundo Anna Karoline, não há situação crítica nas zonas urbana ou rural. “Apenas alguns acessos que foram obstruídos, mas sem ocorrências de casas invadidas pela água. Até o momento estamos com uma situação diferente em comparação com dezembro de 2021, quando decretamos situação de emergência”, explica.
A orientação do órgão em casos de alagamento nas residências, é sair do imóvel retirando apenas documentos essenciais (caso haja oportunidade) e se abrigar em um local seguro. Nas situações em que o veículo está em uma área de alagamento, os motoristas devem evitar seguir o trajeto das enchentes. Se o automóvel estiver inundando, a orientação é abandonar o veículo.
“É importante que as pessoas não tentem enfrentar a chuva e lugares com acúmulo de água. Pedimos que se abrigue em um local seguro e não tente seguir pelas vias onde não é possível ver o chão, pois pode ter bueiros abertos ou buracos”, alertou a coordenadora.
Os serviços de emergência devem ser acionados através do número 156, Central de Atendimento da Prefeitura, e do número 193, Corpo de Bombeiros.
*Secom