Forró no Carnaval: Artistas do interior e quadrilheiros levam o ritmo Nordestino ao Pelourinho
A idéia surgiu através de Carlos Mattheus Almeida (Coordenador Municipal do Fórum Nacional do Forró e Produtor da banda Os Bambas do Nordeste)
O carnaval é uma festa multicultural, onde cabem todos os ritmos dentro deste que é o maior evento de rua do mundo. É pensando nesse aspecto que 03 forrozeiros do interior da Bahia e quadrilheiros estarão compondo a grade do Carnaval do Pelô (Salvador BA).
A idéia surgiu através de Carlos Mattheus Almeida (Coordenador Municipal do Fórum Nacional do Forró e Produtor da banda Os Bambas do Nordeste) em escrever um projeto que contemplasse 03 artistas forrozeiros do interior e um corpo de balé formado por Quadrilha Junina, para que ambos estivessem juntos no mesmo palco.
A banda anfitriã é conhecida no meio do Forró como a banda de Jacinto Limeira, em 2025, Os Bambas do Nordeste completa 50 anos de história, tendo a frente Baio do Acordeon e sua sanfona branca, presente que ganhou de Luiz Gonzaga “Rei do Baião”. São eles os responsáveis por introduzir um instrumento de sopro no Forró, precisamente o trombone, originando o famoso naipe de metais, sendo reconhecido pelo IPHAN, inovando esse gênero musical na década de 70.
Para abrilhantar o evento, estará presente a cantora e compositora Emili Pinheiro (Vice Campeã do Maior Festival de Forró do Mundo) FENFIT. Emili que trás como marca o resgate do repertório de grandes intérpretes e compositoras do Forró no intuito de dar visibilidade ao legado das Mulheres Forrozeiras.
E para reforçar esse time e compor a grade, o cantor e multi-instrumentista Néném do Acordeom fará parte desta celebração. Ele que é natural do distrito de Jaguara em Feira de Santana BA e possui um legado com mais de 15 anos de carreira como forrozeiro. Em março está programado o lançamento de sua música em parceria com Gabriela Morais “Sou seu neném”.
O brilho e colorido da quadrilha junina, estará bem representado por um corpo de balé formado por quadrilheiros de Feira de Santana BA, a frente estará Mari Falcão (Conselheira Municipal de Cultura da Cadeira de Dança e Coordenadora Municipal das Quadrilhas Juninas).
- “O intuito é fazer um arraiá no carnaval e dar visibilidade a um ritmo que ficou rotulado como junino. Vamos mostra nossa força e continuar levando esse gênero musical a lugares antes pouco visto.” Ressalta Carlos Mattheus.
O espetáculo acontecerá no domingo de carnaval (02/03) às 15h30, no Largo Pedro Arcanjo – Pelourinho (Salvador BA).