Formatura marca incorporação de novos recrutas ao 35º BI em Feira de Santana
A cerimônia de incorporação é um marco na vida dos jovens, que a partir de agora iniciam um período de formação intensa, disciplina e aprendizado
O 35º Batalhão de Infantaria, em Feira de Santana, realizou a cerimônia de incorporação de 260 novos recrutas para o serviço militar obrigatório na noite de sexta-feira (07). O evento contou com a presença de familiares e autoridades militares, marcando o início de uma jornada de formação e disciplina para os jovens que vão atuar ao longo de 2025.
O comandante do 35º BI, tenente-coronel Guedes, destacou os desafios e expectativas para o novo contingente.
“Eles irão participar e executar todas as instruções voltadas ao preparo e emprego. Durante onze semanas, passarão pela formação básica, aprendendo desde ordem unida, disciplina e hierarquia até técnicas de tiro e operações especiais”, explicou.
Finalizado o período inicial, os soldados avançam para a fase de qualificação, onde recebem ensinamentos que os preparam para atuar em diversas funções dentro do batalhão.
“O objetivo é capacitá-los para que desempenhem suas funções dentro de pelotões e batalhões, sempre alinhados às missões constitucionais de defesa da pátria e da ordem”, acrescentou o comandante.
O batalhão também investe na capacitação profissional dos soldados, visando a preparação para a vida civil após o serviço militar.
“Algumas qualificações já são reconhecidas pelo MEC e fornecem certificados aos soldados, permitindo que utilizem essa formação no mercado de trabalho. Além disso, temos o projeto Soldado Cidadão, que angaria recursos para cursos profissionalizantes”, destacou.
Atualmente, a incorporação de mulheres no 35º BI ocorre mediante voluntariado e ainda enfrenta limitações estruturais.
“Hoje, temos cerca de onze militares do segmento feminino entre oficiais e sargentos. Elas são direcionadas para estabelecimentos de ensino, organizações militares de saúde e base administrativa”, explicou o comandante.
Expectativa dos familiares
A solenidade foi marcada pela emoção das famílias dos recrutas. Kaliane, mãe de um dos jovens, ressaltou a importância do serviço militar.
“É um direito do cidadão servir, e eu espero que meu filho saia daqui um cidadão melhor. Como mãe, fico muito orgulhosa de vê-lo servindo e se tornando um homem do bem”, afirmou.
Já Márcio, pai de um recruta, destacou o aprendizado proporcionado pela rotina militar. “Aqui eles aprendem muito. Não é fácil, mas faz com que os jovens valorizem mais a família e a disciplina. Espero que meu filho saia daqui um homem formado e preparado para o futuro”, disse.
*Com informações do repórter Matheus Gabriel