Bahia

Forças de Segurança intensificam ações durante festas juninas

O BPRv espera um aumento de até 55% no fluxo das vias estaduais.

23/06/2022 12h08
Forças de Segurança intensificam ações durante festas juninas
Foto: Vitor Barreto

Para oferecer mais segurança e rapidez no atendimento à população baiana durante os festejos juninos, as forças de segurança intensificaram as iniciativas preventivas e ostensivas nas rodovias estaduais e nas principais cidades do interior onde espera-se um aumento no fluxo de pessoas.

O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) iniciou, nesta quarta-feira (22), as ações da ‘Operação São João’ período em que espera-se um aumento de até 55% no fluxo de veículos e pessoas, nas vias estaduais.

“Existe uma demanda reprimida pela ausência de eventos por conta da pandemia da Covid-19 e para atender a esse aumento estamos ampliando o efetivo e as ações preventivas e repressivas na estradas”, explicou o chefe da Coordenação de Planejamento Operacional da BPRv, major Fausto Matos.

Além das iniciativas para combate a crimes e apreensão de ilícitos (drogas e armas), a unidade vai fiscalizar veículos e orientar condutores sobre medidas que devem ser adotadas para prevenção de acidentes.

“Recomendamos aos condutores fazerem a revisão dos automóveis, principalmente observar os fluidos e condições dos pneus antes de pegarem a estrada. Importante também conferir se a documentação do veículo e do condutor estão em ordem”, orientou o oficial da PM.

O cuidado no trânsito foi outro fator importante apontado pelo policial para garantir um retorno tranquilo após as comemorações. ” Não consumam bebida alcoólica antes de dirigir e evitem realizar manobras arriscadas e proibidas”, alertou o oficial.

Combate a violência de gênero

Unidades da Operação Ronda Maria da Penha já iniciaram, em cidades do interior, a campanha ‘Não é Não também no São João’, que visa a orientar sobre o crime de importunação sexual.

As unidades estão distribuindo panfletos informativos e tirando dúvidas sobre a violência contra a mulher para evitar os delitos nos festejos.

Tecnologia a serviço dos forrozeiros

Os baianos que vão dançar forró no Parque de Exposições Agropecuária de Salvador, na Paralela, e nos municípios de Itaberaba, Porto Seguro, Serrinha, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Riachão do Jacuípe, Candeias, Dias D’ávila, Salinas das Margaridas, Irecê e Senhor do Bonfim contarão com o Sistema de Reconhecimento Facial como auxílio na segurança.

A tecnologia, que ajudou a tirar de circulação 262 foragidos da Justiça, foi testada em eventos pré-juninos, nas cidades de Itaberaba e Porto Seguro, e ajudou no alcance de cinco procurados.

Ampliação no efetivo

Vinte e oito mil profissionais da Secretaria da Segurança Pública (policiais militares, civis, técnicos e bombeiros militares) atuam de forma preventiva e repressiva, em diferentes regiões do estado, para garantir um São João de paz.

Comentários

Leia também

Bahia
Em reunião com APLB, governador apresenta calendário de pagamento dos precatórios

Em reunião com APLB, governador apresenta calendário de pagamento dos precatórios

O governador ressaltou ainda o trabalho feito pela Saeb para identificar os professores...
Bahia
Gás de cozinha tem reajuste de 8,2% na Bahia; Entenda

Gás de cozinha tem reajuste de 8,2% na Bahia; Entenda

Nessa semana o preço do gás de cozinha sofreu um reajuste de 8,2% e o aumento passou...
Bahia
Tanquinho: Prefeito adquire mais um ônibus para reforçar o transporte escolar

Tanquinho: Prefeito adquire mais um ônibus para reforçar o transporte escolar

Os veículos atenderão a estudantes da rede pública que moram na zona rural e precisam...