Forças de segurança avaliam segundo dia da Micareta de Feira como positivo e com redução da criminalidade
Houve uma redução de quase 80% nos crimes patrimoniais, como furtos e roubos de celulares, em comparação com o ano passado.
Mesmo com a forte chuva que atingiu Feira de Santana, o segundo dia da Micareta 2025, realizado na sexta-feira (2), foi marcado por tranquilidade e redução significativa da criminalidade. A avaliação é das principais forças de segurança responsáveis pelo policiamento do evento, que destacaram o planejamento estratégico e a integração entre as instituições como fatores determinantes para o saldo positivo.
O tenente-coronel Muller, da Polícia Militar, celebrou os resultados do segundo dia da festa.
“A avaliação é extremamente positiva. Mesmo com toda a chuva, que nos fez imaginar que o público cairia para cerca de 50 a 60 mil pessoas, fomos surpreendidos: 120 mil pessoas estiveram no circuito Maneca Ferreira curtindo com tranquilidade. Tivemos redução nas ocorrências, inclusive de violência. Não houve nenhum registro significativo que apontasse necessidade de ajuste em nossas ações. Deus tem nos ajudado, mas o planejamento tem sido fundamental”, afirmou.
Com grandes atrações, a expectativa para o terceiro dia é de público ainda maior. Segundo o tenente-coronel, a Polícia Militar já está preparada.
“Quando temos uma atração com maior aporte de público, fazemos o que chamamos de ‘envelopamento’. Envelopamos o circuito para garantir segurança tanto para quem está curtindo quanto para quem apenas aguarda a próxima atração, evitando qualquer tipo de conflito. A presença da polícia é para permitir que a festa aconteça com tranquilidade”, explicou.
Ele também destacou o saldo geral da festa até o momento: “Apesar do público ter reduzido ontem em relação ao ano passado — de 199 mil para 120 mil — o primeiro dia compensou com impressionantes 350 mil pessoas. Isso nos enche de alegria. É um público que confiou no sistema de segurança e foi para a festa. E a gente convida: mesmo com a chuva, sintam-se à vontade. As forças de segurança estão preparadas para garantir o conforto e a alegria de todos”.
Já o delegado Yves Correia, coordenador regional da Polícia Civil, também classificou o dia como tranquilo e com dados animadores.
“Sem dúvidas, uma avaliação positiva. Tivemos uma redução de quase 80% nos crimes patrimoniais, como furtos e roubos de celulares, em comparação com o ano passado. Claro que a chuva afastou muitos foliões — ontem tivemos 120 mil pessoas no circuito, bem menos que os 350 mil do primeiro dia —, mas os números refletem também o trabalho intenso das forças de segurança”, destacou.
O delegado detalhou a atuação da Polícia Civil na festa. “Temos mais de dois mil policiais civis atuando em todos os circuitos, com reforço nas delegacias e plantões ativos por toda a cidade. Pensamos também naqueles que não vão para a festa e permanecem em suas casas. O cinturão de segurança se estende para toda Feira de Santana”, disse.
Yves também comemorou o resultado das ações de inteligência. “Hoje cumprimos dois mandados de prisão e realizamos um flagrante com apreensão de munições e drogas. Os indivíduos usavam tornozeleira eletrônica e não poderiam estar no circuito. Nossas equipes conseguiram localizá-los e retirá-los de circulação. A Polícia Civil está atuando tanto internamente, como com equipes veladas dentro do circuito, quanto externamente, garantindo que toda a cidade esteja segura.”
Ele concluiu enfatizando o compromisso com a segurança dos foliões. “Temos equipes do Denarc, Deic e Draco infiltradas no meio da multidão, trabalhando de forma cirúrgica para identificar e neutralizar qualquer ameaça. Nosso objetivo é garantir uma Micareta em paz para a ‘princesa do sertão’. A festa continua, e a Polícia Civil segue firme”.
Além das ações ostensivas e veladas, a tecnologia tem sido uma aliada importante. O sistema de reconhecimento facial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia ajudou a capturar oito foragidos da Justiça, que foram identificados nos portais de abordagem. No total, a ferramenta já contabilizou 470 mil pessoas no circuito nos dois primeiros dias de festa.
A Micareta 2025 segue neste sábado (3) com expectativa de novo grande público e reforço nas ações de segurança, garantindo que a folia aconteça com alegria e tranquilidade.
*Com informações de Ednalva Valença