Foragido por homicídio no Maranhão é preso em Serrinha após seis anos
A prisão de Melkzael foi possível graças a uma troca de informações entre as Polícias Civis da Bahia e do Maranhão.
Na manhã desta quarta-feira (19), a Delegacia de Homicídios de Feira de Santana (DHPP) prendeu Melkzael Holanda Pierote, um dos autores de um homicídio de grande repercussão ocorrido no estado do Maranhão em 2018. Após cometer o crime na cidade de Timon, ele fugiu para Serrinha, onde trocou seus documentos e vivia normalmente no Bairro Colina das Mangueiras e trabalhava como vendedor na região.
O crime ocorreu em 24 de maio de 2018, quando quatro indivíduos, incluindo Melkzael, torturaram e mataram a adolescente Glauciane da Silva Nascimento, de 16 anos. O caso gerou grande comoção, e dois dos réus já foram condenados a 84 e 65 anos de reclusão. Todos os envolvidos foram sentenciados por homicídio qualificado (motivo torpe, meio cruel, recurso que impossibilitou a defesa da vítima e para assegurar a ocultação e impunidade de outro crime), além de tortura, duas tentativas de homicídio, roubo e associação criminosa armada.
De acordo com as investigações, “Nego Vitor” e outro suspeito invadiram a casa da vítima e facilitaram a entrada de Melkzael e “Jabuti”, sendo este último o responsável por comandar a execução da adolescente, além da tortura e das tentativas de homicídio contra Jacob Araújo, companheiro da vítima, e Pedro Henrique de Oliveira Cardoso, amigo do casal. A motivação do crime estaria ligada à disputa pelo tráfico de drogas e dívidas relacionadas ao comércio ilegal de entorpecentes.
A prisão de Melkzael foi possível graças a uma troca de informações entre as Polícias Civis da Bahia e do Maranhão. A localização do suspeito foi repassada durante um curso de investigação de homicídios promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) na cidade de João Pessoa, que reuniu policiais civis de todos os estados brasileiros. Além de proporcionar uma atualização técnica, o evento também fortaleceu a integração entre as polícias e possibilitou o compartilhamento de informações estratégicas, resultando na captura do foragido.
A prisão representa um avanço significativo nas investigações conduzidas pela DH de Feira de Santana, que segue empenhada no combate aos homicídios na cidade e região. O homicida foi encaminhado à Delegacia Territorial de Serrinha, onde permanecerá à disposição da Justiça.