Esporte

Fora de casa, Bahia arranca empate com o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro

Esquadrão de Aço ficou no 1 a 1 com o Tricolor do Pici pela 15ª rodada

19/07/2025 18h33
Fora de casa, Bahia arranca empate com o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Bahia começou perdendo, mas reagiu e arrancou o empate em 1 a 1 com o Fortaleza, na tarde deste sábado (19), no Castelão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Marinho abriu o placar para os donos da casa, mas o Esquadrão de Aço contou com o gol contra de Matheus Pereira que desviou a bola na cobrança de falta de Rodrigo Nestor na etapa complementar.

Com a igualdade, o time baiano somou 25 pontos e segue no terceiro lugar na tabela de classificação, dois a mais do que o Palmeiras, que é o quinto, e três de vantagem sobre o Botafogo, que é o sexto. Com 11, a equipe cearense permanece na vice-lanterna, afundada na zona de rebaixamento.

O Bahia volta ao gramado para a decisão do playoff das oitavas de final da Sul-Americana na terça-feira (22), às 21h30 no horário de Brasília. Após 0 a 0 na Fonte Nova, quem vencer o jogo no Pascual Guerrero fica com a vaga. Em caso de novo empate durante os 90 minutos, a disputa será nos pênaltis. Pelo Brasileiro, o Esquadrão de Aço joga no próximo domingo (27), às 18h30, na Fonte Nova, pela 17ª rodada.

Primeiro tempo

O Fortaleza começou o jogo partindo para cima e chegando na área do adversário antes do primeiro minuto. Mas o Bahia tentava impor seu estilo com mais posse de bola. Pulga tocou para Lucho no meio, Magrão saiu do gol até a intermediária, mas o uruguaio acabou se enrolando e perdendo a bola. Aos 24, o atacante uruguaio desperdiçou grande chance ao chutar para fora com o gol aberto na jogada de Ademir.

Marinho abre o placar para o time cearense
O Fortaleza abriu o placar com Marinho aos 29 minutos. Após cobrança de escanteio, Marcos Felipe saiu de soco e o camisa 11 bateu de primeira da entrada da área e mandou no canto para balançar as redes. Fortaleza 1×0 Bahia

O Tricolor do Pici quase marcou o segundo gol aos 37 minutos. Breno Lopes invadiu a área, chutou forte, mas a bola explodiu na trave, na sobra, Marinho acabou finalizando para fora. Aos 45, o Esquadrão de Aço criou boa chance na jogada de Ademir pela direita, que rolou para o meio e Lucho chutou para a defesa de Magrão.

Segundo tempo

O Bahia voltou dos vestiários modificado com Cauly no lugar de Lucho. Aos cinco minutos, o time baiano chegou a balançar as redes com Ademir, mas a arbitragem invalidou o gol apontando impedimento do atacante. Três minutos depois, o Esquadrão criou boa chance no belo passe de Pulga para Juba que tocou por cobertura, mas a bola foi para fora. Aos 12, foi a vez dos donos da casa ter o gol de Breno Lopes anulado por impedimento. A resposta do Bahia veio na sequência com Everton Ribeiro que carimbou o travessão de Magrão. No minuto seguinte, o Bahia teve outro gol anulado marcado por Everton Ribeiro, de cabeça. Mas após rever o lance no VAR, o árbitro Wilton Pereira Sampaio anulou o tento apontando falta em Marinho no início da jogada. Aos 21, Everton Ribeiro fez uma bela jogada ao tocar para Ademir que fez o cruzamento, mas ninguém completou. Depois, aos 25, Cauly quase empatou para o Bahia. Pressão do time baiano, Pulga bateu cruzado pela esquerda, a bola passou pelo goleiro do Fortaleza e sobrou limpa para Ademir que acabou finalizando para fora.

Esquadrão de Aço empata com gol contra
O Bahia chegou ao empate com o gol contra de Matheus Pereira aos 38 minutos. Cobrança de falta de Rodrigo Nestor a bola desvia no jogador do time cearense e entra no fundo das redes. Fortaleza 1×1 Bahia

Após o empate do Bahia, o Fortaleza quase marcou em dois lances e teve gol anulado de Bareiro que tocou propositadamente com a mão para o fundo das redes, mas o tento foi invalidado e o atleta recebeu o cartão amarelo. O Esquadrão de Aço quase virou com Ademir aos 48 minutos. No minuto seguinte, Cauly foi derrubado na área por Pikachu, mas o árbitro mandou o jogo seguir.

FICHA TÉCNICA
Fortaleza 1×1 Bahia
Campeonato Brasileiro – 15ª rodada
Local:
 Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 19/07/2025 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartão amarelo: Diogo Barbosa, Lucero, Matheus Pereira, Martínez, Bareiro (Fortaleza) / Erick Pullga, Gilberto, Ramos Mingo (Bahia)

Gols: Marinho (Fortaleza) / Matheus Pereira contra (Bahia)

Fortaleza: Magrão; Brítez (Mancuso), Kuscevic, Gastón Ávila e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Matheus Pereira e Pochettino (Emmanuel Martínez); Breno Lopes, Marinho (Herrera) e Lucero (Bareiro). Técnico: Renato Paiva.

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rodrigo Nestor), Jean Lucas (Michel Araujo) e Everton Ribeiro (Acevedo); Ademir, Erick Pulga (Kayky) e Lucho Rodríguez (Cauly). Técnico: Rogério Ceni.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Esporte
Ingressos esgotados! Fonte Nova terá casa cheia na final da Copa do Nordeste

Ingressos esgotados! Fonte Nova terá casa cheia na final da Copa do Nordeste

Mais de 48 mil torcedores confirmados para o duelo entre Bahia e Confiança neste sábado...
Esporte
Brasil vence o Chile na despedida da torcida nas eliminatórias

Brasil vence o Chile na despedida da torcida nas eliminatórias

A partida foi marcada pelo primeiro gol de Estêvão com a amarelinha.
Esporte
Bruno Henrique é considerado culpado das acusações de fraude esportiva

Bruno Henrique é considerado culpado das acusações de fraude esportiva

Após horas de sessão, STJD condenou atacante por "atuar de forma contrária à ética...