Feira de Santana

Flifs começa nesta terça-feira (30)

A Flifs é a primeira feira literária da Bahia, com visitação estimada de cerca de 50 mil pessoas por edição.

30/08/2022 06h59
Flifs começa nesta terça-feira (30)
Foto: Divulgação

Começa nesta terça-feira (30) a 15ª edição da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), evento organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A Flifs, que este ano tem como tema “De volta à praça”, será realizada de forma presencial na Praça Padre Ovídio, depois de dois anos ocorrendo remotamente por conta da pandemia da covid-19. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação segue até domingo (04).

Algumas atividades, como as conversas com os escritores Eliana Alves Cruz e Aldri Anunciação e com o cineasta Antonio Olavo serão realizadas no Teatro do Centro Cultural do Sesc, que fica próximo à praça. A programação é variada e conta também com oficinas de criação literária, roteiro para histórias em quadrinhos e livros cartoneros, recitais de cordel e contações de histórias. Os shows ficam por conta de Roça Sound, Marcionílio Prado, Quarteto de Luiz e Márcia Porto, além de orquestras e fanfarras. Mais de 50 lançamentos de livros serão realizados na Flifs.

Para o público infantil, a Flifinha leva à praça apresentações de escolas, atividades artísticas, contações de histórias, espetáculos circenses e conversas com autores mirins, como Luiza Meireles, Esther Serra, Yalle Tárique e Beatriz Marques. Uma das contações de história e conversa com o autor será com o pedagogo, pesquisador e idealizador do termo Literatura Afrofantástica, Marcos Cajé. O escritor é autor de obras como “Igbo e as princesas”, “Themba, o menino rei” e “Akin: o rei de Igbo”.

A Flifs é a primeira feira literária da Bahia, com visitação estimada de cerca de 50 mil pessoas por edição. Nos últimos 14 anos foram lançados 640 livros, realizadas 229 apresentações culturais de escolas, 47 conversas com escritores, 172 contações de histórias, 190 shows musicais, 62 apresentações teatrais, 84 mesas literárias e de debates e 100 oficinas. Além disso, 367 expositores com representantes de nove estados já estiveram na Feira.

O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana é organizado pela Uefs e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e realizado em parceria com o Núcleo Territorial de Educação do Estado (NTE 19), a Secretaria de Educação de Feira de Santana, a Arquidiocese de Feira e o Instituto Federal da Bahia (Ifba). Outras informações sobre a Flifs estão disponíveis no site http://www.flifsoficial.uefs.br/.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Cidadãos aproveitam o dia de eleição para conseguir renda extra

Cidadãos aproveitam o dia de eleição para conseguir renda extra

Trabalhadores informais ganham renda extra ao cuidar de veículos dos votantes
Feira de Santana
Faltando poucos minutos para o fim da votação, feirenses correm contra o tempo para votar

Faltando poucos minutos para o fim da votação, feirenses correm contra o tempo para votar

Em Feira de Santana, o movimento começa a diminuir nas escolas, mas algumas pessoas deixaram...
Feira de Santana
Italiana vem à Feira de Santana para participar das eleições

Italiana vem à Feira de Santana para participar das eleições

De Piacenza para Feira de Santana, italiana conquista cidadania brasileira e exerce direito...