Flifs 2025 abre inscrições para participação de Escolas da rede municipal
Evento destinará vagas para 63 escolas da sede municipal e 16 dos distritos, com até 30 alunos por unidade.
A Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana iniciou a abertura das inscrições para a participação das escolas da rede municipal de ensino na 18ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS). O evento será realizado entre os dias 23 e 28 de setembro, na Praça Padre Ovídio (Praça da Matriz). As informações foram divulgadas em edição do Diário Oficial Eletrônico na sexta-feira (1º).
As inscrições estarão abertas no período de segunda (4) a sexta-feira (8 de agosto), exclusivamente via o formulário eletrônico abaixo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8AQgdN-HJPuF8Mvgm3n6N46zcG0nnFhdFmn00CraR-J33NA/viewform?usp=dialog
Para se inscrever, as escolas devem enviar as seguintes informações:
– Lista com até 40 estudantes contendo nome, matrícula, data de nascimento e nome da mãe;
– Declaração de acompanhamento por profissionais da escola;
– Autorização dos responsáveis legais de cada aluno.
Os dias e turnos de visitação serão definidos conforme a ordem de inscrição, e não será permitida alteração posterior. Os resultados das inscrições serão divulgados em 15 de agosto, via e-mail institucional das escolas.
Visitas com direito a vale-livro
A FLIFS 2025 destinará vagas para 63 escolas da sede municipal e 16 dos distritos, com até 30 alunos por unidade. Os participantes receberão vales-livro no valor de R$ 50 para estudantes e R$ 80 para professores e especialistas da rede municipal, inclusive aposentados. A iniciativa visa estimular o contato com a literatura e democratizar o acesso ao acervo disponibilizado durante o festival.
Apresentações culturais
Além das visitas, 21 escolas municipais serão selecionadas para apresentações culturais que acontecerão ao longo da programação. As exibições devem durar até 10 minutos e envolver até 15 estudantes por escola. As atividades devem estar vinculadas a projetos escolares e representar uma culminância de ações de leitura e cultura desenvolvidas nas unidades.
O evento é promovido em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Arquidiocese de Feira de Santana, Núcleo Regional de Educação 19 (NRE 19), SESC e Prefeitura Municipal. A coordenação da participação das escolas municipais está a cargo das professoras Lenís Almeida da Silva Perez, Raquel Santos Simões Guirra e Sammara Silva Rodrigues Chaves.
Em entrevista, a coordenadora do evento, Cristiana Oliveira, falou sobre o papel da festa literária para a educação e o desenvolvimento do hábito de leitura:
“Desde a sua primeira edição, o FLIFS atua no sentido de permitir, através das várias linguagens realizadas durante a sua programação, essa fluição de acesso a esse gosto do desenvolvimento pela leitura. Por isso, a nossa programação é montada com vistas a permitir ao público visitante conhecer e desfrutar da comunicação com várias linguagens, inclusive permitindo que esse leitor tenha acesso também aos principais escritores e escritoras que estão em evidência no cenário regional e nacional.”
A FLIFS se consolida como um dos principais eventos culturais da Bahia, e a participação ativa das escolas municipais reforça o papel da educação pública na promoção da leitura, da cultura e da cidadania.
*Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) e do repórter JP Miranda